Nos últimos dias, os aplicativos passaram por atualizações importantes, e muitas pessoas ficaram confusas com as mudanças. Veja a seguir, o que mudou, como verificar se está tudo certo com seu benefício e o que fazer caso apareça alguma notificação inesperada.
O que mudou nos aplicativos?
Tanto o Caixa Tem quanto o aplicativo do Bolsa Família estão sendo atualizados. Essas mudanças são feitas para melhorar o funcionamento dos apps, trazer novas funcionalidades e corrigir falhas. Mas, como nem tudo acontece ao mesmo tempo para todo mundo, é normal que alguns usuários ainda estejam vendo informações antigas, como “mês de maio pago”, mesmo já sendo junho.
Como saber se o seu aplicativo já foi atualizado?
É fácil verificar. Veja o passo a passo:
- Abra o aplicativo Caixa Tem no seu celular.
- Observe a mensagem na tela principal. Se estiver escrito “status liberado”, significa que está tudo certo.
- Caso ainda apareçam informações antigas, tente desinstalar e instalar o aplicativo novamente. Isso costuma resolver.
A atualização está sendo feita de forma gradual, e o sistema pode levar até sexta-feira para normalizar para todo mundo.
Recebi uma mensagem sobre saúde ou escola. Preciso me preocupar?
Muita gente está recebendo mensagens dentro dos aplicativos e ficou em dúvida se precisa correr para resolver algo. Entenda o que essas mensagens significam e quando realmente é necessário agir.
Acompanhamento de saúde
Se você viu uma mensagem pedindo que leve seus filhos para pesagem, vacinação ou medição, ou se é gestante e foi orientada a iniciar o pré-natal, essa mensagem está relacionada às chamadas condicionalidades do Bolsa Família.
O que isso quer dizer?
Quem recebe o benefício e tem filhos ou está grávida precisa manter os cuidados de saúde em dia. Isso ajuda a garantir o bem-estar da família e a continuidade do benefício.
Dica: Se você já fez tudo certinho e mesmo assim recebeu a mensagem, pode ser apenas uma notificação automática. Neste caso, não precisa se preocupar.
Frequência escolar
Outra mensagem comum é sobre falta de informação da escola. Isso geralmente aparece quando:
- A escola não informou a frequência da criança/adolescente
- Você ainda não apresentou a declaração de matrícula no setor responsável
Mas atenção: nem sempre a mensagem significa que há um problema real. Se você já levou a declaração na escola ou no CRAS, e sabe que está tudo certo, pode ser só um aviso de rotina.
Quando agir e quando ignorar?
- Se você tem filhos ou é gestante e ainda não fez as pesagens, vacinas ou pré-natal, procure a unidade de saúde o quanto antes.
- Se ainda não levou a declaração de matrícula ou mudou de escola recentemente, vá até o setor do Bolsa Família ou à própria escola e resolva.
- Se você já está com tudo em dia, pode ignorar a mensagem. Não é necessário ir ao CRAS novamente.
O pagamento vai cair normalmente?
Sim! O calendário de pagamentos do Bolsa Família continua o mesmo, sem mudanças.
Os depósitos seguem a ordem do final do NIS, começando no dia 16 de junho. Por exemplo:
Final do NIS | Data de Pagamento |
---|---|
NIS 1 | 16/06 |
NIS 2 | 17/06 |
NIS 3 | 18/06 |
NIS 4 | 20/06 |
NIS 5 | 23/06 |
NIS 6 | 24/06 |
NIS 7 | 25/06 |
NIS 8 | 26/06 |
NIS 9 | 27/06 |
NIS 0 | 30/06 |
Se você viu seu status como “liberado” no app, pode ficar tranquilo. Seu benefício vai cair na data prevista.
Meu benefício apareceu como bloqueado. E agora?
Em alguns casos, pode aparecer o status de bloqueado ou cancelado no aplicativo. Se isso acontecer com você:
- Aguarde até sexta-feira. O sistema ainda está em processo de atualização.
- Um vídeo explicativo deve ser liberado nos canais oficiais com orientações específicas.
Enquanto isso, não se desespere nem vá direto ao CRAS. Em muitos casos, é só questão de esperar a atualização finalizar.
Dicas rápidas para evitar problemas
- Mantenha seus dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico)
- Confira o app com frequência, principalmente na semana do pagamento
- Atualize o aplicativo Caixa Tem na loja de aplicativos do seu celular
- Em caso de dúvidas reais, procure o CRAS da sua cidade ou ligue para os canais oficiais
Mensagem no app não é motivo para pânico
Ver mensagens no aplicativo pode dar um susto, mas, na maioria dos casos, não é sinal de bloqueio ou cancelamento. São notificações automáticas, lembretes e ajustes do sistema. Se você já cumpriu com suas obrigações e está com tudo certo no CadÚnico, não precisa correr para o CRAS nem se preocupar.
Agora que você sabe o que está acontecendo, fique tranquilo, acompanhe seu aplicativo e aguarde a sua data de pagamento. E se for preciso, volte aqui para rever as orientações. Informação é sua maior aliada na hora de garantir seus direitos.