O INSS recentemente fez um alerta sobre tentativas de golpes que têm afetado aposentados e pensionistas. A fraude geralmente envolve a solicitação de dados pessoais, como o CPF, com a falsa promessa de um ressarcimento financeiro.
Se você receber qualquer mensagem, ligação ou e-mail solicitando seus dados pessoais, como o CPF, é importante verificar a autenticidade da comunicação. O INSS nunca vai pedir esse tipo de informação de forma direta por meio desses canais.
Esse tipo de golpe tem sido cada vez mais comum, e por isso, é essencial que todos os beneficiários estejam atentos. Agora, fica a pergunta: como saber se a comunicação é verdadeira?
Veja o que está acontecendo e como se proteger
Nos últimos dias, aposentados e pensionistas têm recebido mensagens suspeitas, principalmente nas redes sociais, sobre “ressarcimento de descontos de mensalidades associativas”. O objetivo dos golpistas é fazer com que as vítimas cliquem no link e sejam enganadas. Eles criam páginas falsas que imitam o site do INSS e pedem que os usuários forneçam seus dados pessoais, o que pode levar ao roubo de identidade e fraudes financeiras.
Como conseguir identificar um golpe?
É importante que os beneficiários fiquem atentos a alguns sinais que podem indicar uma tentativa de golpe:
- Links suspeitos: Mensagens com links para sites desconhecidos ou que não são os oficiais do INSS.
- Solicitação de dados pessoais: O INSS jamais solicita informações sensíveis, como CPF ou senhas, por e-mail ou mensagem.
- Urgência: Mensagens que criam um senso de urgência para que o beneficiário tome uma ação imediata.
Notei que não recebi as minhas mensalidades de forma correta, o que fazer?
Para garantir que não houve descontos indevidos em sua aposentadoria ou pensão, o INSS recomenda que os beneficiários acessem o portal Meu INSS. Veja como proceder:
- Acesse o Meu INSS: Use o aplicativo ou o site oficial.
- Faça login: Insira seu CPF e senha.
- Consulte seu benefício: Vá em “Consultar Benefício” e depois em “Extrato de Pagamento”.
- Verifique os descontos: Analise os meses disponíveis e verifique se há valores que não reconhece.
O que fazer se você identificar um desconto indevido?
Caso encontre um desconto que não reconhece, é importante seguir os passos abaixo:
- Documente tudo: Salve capturas de tela e anote detalhes sobre o desconto.
- Entre em contato com o INSS: Use os canais oficiais para informar o problema.
- Considere registrar um boletim de ocorrência: Se você suspeitar que foi vítima de um golpe, é aconselhável formalizar a denúncia.
O que o INSS está fazendo?
O INSS, em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), está monitorando essas tentativas de fraude e trabalhando para proteger os beneficiários. Em abril, foi divulgado que os valores descontados de forma indevida seriam retidos e devolvidos na folha de pagamento de maio, entre os dias 26 de maio e 6 de junho.
Avaliação de mensalidades não reconhecidas
Os valores das mensalidades que não foram reconhecidas pelos beneficiários até abril deste ano estão sendo analisados por um grupo da Advocacia Geral da União (AGU). Eles estão avaliando a melhor forma de realizar o ressarcimento.
Medidas de segurança para você tomar
Esse alerta é para garantir que ninguém caia em golpes que podem prejudicar sua segurança e benefícios. O que se pode fazer para se proteger melhor? Estar atento a esses detalhes pode fazer toda a diferença para evitar transtornos:
- Proteja seus dados pessoais: Jamais compartilhe informações sensíveis em plataformas não seguras.
- Desconfie de ofertas tentadoras: Se algo parece bom demais para ser verdade, provavelmente não é.
- Use autenticação em duas etapas: Sempre que possível, ative essa funcionalidade em suas contas.