Contas de água e luz, além da compra do botijão de gás são indispensáveis em qualquer família e todo mundo sabe que esses três itens juntos podem custar boa parte do orçamento, especialmente de quem recebe até um salário mínimo.
Por isso, muitas pessoas tem recorrido aos auxílios e benefícios sociais oferecidos pelos governos federais e estaduais para se verem livres das cobranças e, assim, conquistar uma vida financeira mais tranquila e com capacidade para empreender em outras coisas.
Mas, como é possível ficar isento dessas contas? Vamos te contar a seguir, continue acompanhando:
Conta de luz zerada
A conta de luz pode ser completamente zerada por meio de um benefício conhecido como Tarifa Social Energia Elétrica. Esse beneficio é concedido à famílias de baixa renda.
Os cidadãos inscritos no CadÚnico tem direito a solicitar a Tarifa Social.
As famílias que possuem consumo mensal de energia abaixo de 30 KWh tem direito a um desconto de 65% na conta, já aqueles com consumo entre 31 e 100 KWh tem direito a um desconto de 40%.
Para ter direito ao beneficio, além de ser cadastrado no CadÚnico, o grupo familiar ainda precisa comprovar renda de até meio salário mínimo por pessoa, ou seja, R$ 706.
Também entram na lista de beneficiários da Tarifa Social, as famílias que possuem pessoas com deficiência física, motora, auditiva, visual, intelectual ou múltipla, desde que a renda familiar não ultrapasse três salários mínimos.
Vale lembrar que idosos acima de 65 anos que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) também podem economizar na conta solicitando o benefício junto ao CRAS.
Conta de água com desconto
Quem é inscrito no CadÚnico também pode solicitar desconto de até 50% na conta de água.
Para solicitar o desconto na conta mensal de água, as pessoas inscritas no CadÚnico devem se dirigir à companhia de abastecimento.
No entanto, é importante frisar que o desconto com prazo final em junho é concedido apenas para quem mora em Minas Gerais.
Nesse caso, o morador deve ir até a Copasa, Companhia Estadual, e realizar a solicitação até o dia 25 de junho.
O CadÚnico também precisa estar atualizado para ter direito ao beneficio. Para isso, basta se dirigir até o CRAS mais próximo.
Após realizar o cadastro completo na Copasa, basta aguardar a análise dos documentos e o desconto já será concedido na próxima conta.
O desconto é baseado no consumo médio mensal da família, portanto, quanto menor for o consumo, maior será o desconto. Mas, em todos os casos, o desconto é limitado a 20 mil litros de consumo ao mês.
Auxílio gás a cada dois meses
O Auxílio Gás é destinado a famílias de baixa renda e às mulheres vitimas de violência doméstica que possuam renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo.
De acordo com o governo federal, o programa também contempla famílias que tenham pessoas da mesma casa que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC), inscritas ou não no Cadastro Único.
Para ter direito ao benefício do Auxílio Gás é necessário realizar primeiramente a inscrição no CadÚnico.
Feito isso, a família é inscrita no programa e, em seguida, é realizado o registro do beneficio no sistema eletrônico do governo.
No entanto, vale destacar que a inclusão no Cadastro Único não garante o recebimento imediato do benefício.
Isso porque todos os meses o programa identifica, de forma automatizada, as famílias que seguem cumprindo os critérios do programa e, assim, tem direito a receber o benefício, conforme orçamento disponível.
O pagamento do auxílio gás é feito a cada dois meses no valor equivalente ao preço médio do botijão de gás.
Como se inscrever no CadÚnico?
Para se inscrever no CadÚnico é muito simples. O representante familiar deve se dirigir até o posto do CRAS mais próximo com os documentos pessoais necessários e fazer a solicitação do cadastro.
No CRAS é possível obter maiores orientações a respeito de cada benefício e como se inscrever em cada um deles.
Clique aqui para conferir o passo a passo completo de como se inscrever no CadÚnico.