O INSS já devolveu R$ 2,74 bilhões a aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos em seus benefícios. Até o momento, são mais de 4 milhões de ressarcimentos já efetuados, num valor total de R$ 2.747.143.477,26. Se você ainda não verificou sua situação, é hora de agir.
Ao mesmo tempo, 6.184.732 pessoas denunciaram ter sofrido descontos irregulares. Isso significa que ainda há mais de 2 milhões de beneficiários aguardando a devolução. O processo é simples e pode ser feito pelo celular, sem advogado ou documentos. Mas atenção: existe prazo para contestar.
Este artigo mostra como verificar se houve desconto irregular no seu benefício e o passo a passo para garantir a devolução dos valores. Quem sabe você não está entre os que têm dinheiro a receber?
Como surgiram os descontos indevidos no INSS
As fraudes consistem em descontos feitos indevidamente nos benefícios de aposentados e pensionistas do INSS por entidades associativas que não tinham autorização dos beneficiários. Sindicatos e associações firmavam acordos com o INSS que permitiam debitar mensalidades diretamente da folha de pagamento.
O problema? Segundo a CGU, 97% dos entrevistados não autorizaram os descontos. As cobranças chegavam a R$ 81,57 por mês, e o prejuízo estimado é de R$ 6,3 bilhões.
Quando o esquema foi descoberto
As irregularidades foram detectadas a partir de 2019 e persistiram por anos. Porém, somente em abril de 2025 uma operação da Polícia Federal em conjunto com a Controladoria-Geral da União conseguiu interromper os mecanismos fraudulentos.
44 entidades foram contestadas por cobranças irregulares. Dessas, cerca de 1,5 milhão de respostas foram enviadas após as notificações do INSS.
Passo a passo para checar descontos indevidos no INSS
Verificar se você foi vítima é rápido. A checagem deve ser feita exclusivamente por dois canais oficiais:
Pelo aplicativo Meu INSS
- Baixe o app Meu INSS (disponível para Android e iOS)
- Acesse com CPF e senha gov.br
- Clique no serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”
- Verifique os valores e entidades listados
- Informe se autorizou ou não cada desconto
Pelo telefone 135
A central de atendimento telefônico gratuito está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. Basta informar o CPF e solicitar a verificação.
Presencialmente nos Correios
Aposentados e pensionistas podem buscar atendimento presencial em 4.730 agências dos Correios espalhadas pelo país.

Como solicitar a devolução dos valores
Após verificar que houve desconto não autorizado, o pedido de ressarcimento segue automaticamente. Ao clicar na opção de que não autorizou o desconto, aparecerá a mensagem de que o pedido foi realizado com sucesso.
As entidades associativas têm até 15 dias úteis para responder a contestação. Se não comprovarem autorização, devem devolver os valores ao INSS, que repassa ao beneficiário.
Prazo para contestar os descontos
Aposentados e pensionistas agora têm até o dia 14 de fevereiro de 2026 para contestar descontos. O prazo foi ampliado para garantir que mais pessoas consigam verificar sua situação.
Quem tem direito ao ressarcimento automático
O INSS vai iniciar automaticamente o processo de contestação para pessoas idosas que tiveram descontos realizados após março de 2024 e tinham 80 anos na ocasião, além de indígenas e quilombolas. Nesses casos, não é preciso fazer nenhum pedido.
Para herdeiros de beneficiários falecidos, cerca de 800 mil pessoas falecidas tiveram descontos de entidades associativas em seus benefícios. O processo de devolução para sucessores já está disponível.
Cuidado com golpes relacionados ao INSS
O INSS alerta que não envia links e não liga para oferecer o ressarcimento. Todo contato oficial acontece apenas pelos canais mencionados.
Nunca clique em links desconhecidos, não forneça seus dados pessoais por telefone ou mensagem, e não aceite promessas de facilitação.
Situação atual dos ressarcimentos
Os números mostram que a operação avança. Em apenas 15 dias úteis, de 17 de novembro a 8 de dezembro, o órgão liberou mais 270 mil pagamentos. O pagamento é depositado diretamente na conta bancária vinculada ao benefício, em parcela única. Não é preciso entrar na Justiça para receber.
Para mais informações sobre benefícios e programas sociais, acesse O Bolsa Família Brasil.















