O saque do Bolsa Família é essencial para muitas famílias em situação de vulnerabilidade social. Saber onde realizar o saque, como funciona o resgate e qual o prazo para retirá-lo é fundamental para garantir o acesso ao benefício sem problemas. A seguir, saiba como sacar seu benefício e qual é o prazo limite.
Como conferir se o benefício está disponível para saque
Evite deslocamentos desnecessários consultando o saldo antes de ir ao local de saque:
- Aplicativo Bolsa Família;
- Ligação gratuita para 111 (Central de Atendimento Caixa), digitando seu NIS ou CPF;
- Atendimento presencial no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) ou unidade responsável pelo programa em sua cidade.
Onde sacar o Bolsa Família: opções disponíveis
Receber o benefício do Bolsa Família é fácil e conveniente, graças às diversas alternativas de saque oferecidas pela Caixa Econômica Federal. Veja os canais disponíveis:
- Caixas eletrônicos da Caixa: Utilize o Cartão Bolsa Família ou Cartão Cidadão com a senha cadastrada.
- Lotéricas: Apresente o cartão e documento com foto. Caso não tenha o cartão, pode retirar com apenas um documento oficial. Consulte o atendente para orientações.
- Correspondentes Caixa Aqui: Rede de estabelecimentos credenciados próximos de bairros e cidades pequenas.
- Agências da Caixa: Mesmo sem o cartão, você pode apresentar um documento de identidade oficial com foto e solicitar o saque.
Em caso de necessidade, é possível recadastrar a senha em qualquer lotérica após contato com a central Caixa pelo número 111.

Prazo para realizar o saque do Bolsa Família
Após o depósito na conta, o saque pode ser feito até 120 dias corridos. Se não for retirado dentro desse prazo, o valor retorna ao Governo Federal. Por isso, acompanhe o calendário de pagamento, disponível no aplicativo Bolsa Família e nos canais oficiais.
Confira o vídeo abaixo e saiba detalhes das datas de pagamento do Bolsa Família no mês de novembro:
Alternativas em caso de perda ou ausência do cartão
Se perder o Cartão Bolsa Família, não se preocupe. Caso haja saldo na conta Poupança Social Digital, basta seguir o procedimento pelo app CAIXA Tem. Se não for o caso, dirija-se a qualquer agência da Caixa com um documento oficial com foto para solicitar o saque. Lembre-se de que não será emitida 2ª via do cartão em 2025, portanto, utilize seu documento de identificação.
Dicas para evitar problemas no recebimento
- Mantenha o cadastro sempre atualizado no Cadastro Único e na prefeitura.
- Acompanhe seu benefício pelo aplicativo ou CRAS do seu município.
- Se não conseguir sacar em um local, tente outro ponto autorizado.
- Consulte sempre as informações oficiais para evitar contratempos.
Passo a passo para cadastrar ou recadastrar a senha do Cartão Bolsa Família
- Ligue para 111 (Atendimento Caixa ao Cidadão);
- Escolha as opções referentes ao Cartão Bolsa Família e senha;
- Anote as instruções passadas pela gravação;
- Dirija-se a uma lotérica com documento oficial para finalizar o procedimento;
- Após a ativação da senha, realize o saque normalmente no local de sua escolha.
O que fazer se houver dúvidas ou dificuldades
Em situações de dúvidas sobre saldo, calendário, bloqueios ou atualização de cadastro, procure pelo CRAS do município ou consulte canais digitais, como o site do governo.
Para mais atualizações, acesse o portal O Bolsa Família Brasil.













