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Home INSS

Fraude no INSS: Mais de 3 milhões já acusaram descontos irregulares; saiba como identificar

Descubra como evitar ser vítima de fraudes e garantir seus direitos previdenciários.

Ana Júlia Nery por Ana Júlia Nery
16 de junho de 2025, 16:14h
em INSS
Fraude no INSS: Mais de 3 milhões já acusaram descontos irregulares; saiba como identificar.

A fraude no INSS já afetou mais de 3 milhões de pessoas. Descubra como verificar se você também foi afetado./ Imagem: O Bolsa Família

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Você já percebeu algum desconto estranho no valor do seu benefício do INSS? Já ficou com aquela dúvida, sem entender o motivo do valor que caiu na conta foi menor do que o esperado?

Se a resposta é sim, saiba que muita gente também está passando por isso. Nos últimos meses, esse tipo de problema tem atormentado muitos aposentados e pensionistas. Só para você ter uma ideia, mais de 3 milhões de contestações já foram registradas por causa de descontos indevidos em benefícios previdenciários.

Mas afinal, como saber se você foi vítima dessa situação? E, mais importante: o que fazer para resolver isso e recuperar o que foi descontado?

A seguir,  você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre o assunto, com informações claras e orientações para agir com segurança e rapidez. Vem entender como se proteger e buscar seus direitos.

O que está acontecendo?

Você sabia que só este ano 3,1 milhões de pessoas já denunciaram descontos suspeitos em seus benefícios? Isso foi revelado pelo próprio presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior. A maioria desses casos envolve descontos relacionados a mensalidades de associações que, segundo os segurados, foram feitos sem qualquer autorização.

O impacto financeiro

Acredite: se todos esses valores forem mesmo considerados irregulares, o prejuízo pode ultrapassar R$ 2 bilhões. É muito dinheiro saindo do bolso de quem lutou a vida inteira para ter uma aposentadoria digna, não é? Esse valor só mostra a gravidade da situação e a necessidade de respostas urgentes.

Como identificar se você foi vítima da fraude?

Identificar se teve algum desconto indevido em seu benefício é o primeiro passo para resolver a situação. O INSS disponibiliza alguns canais para que você possa verificar toda a situação.

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Você pode fazer isso de forma simples, usando o aplicativo Meu INSS. Sabe aquele sino que aparece no canto superior? Clique nele. Vai aparecer uma das duas mensagens:

  • Se estiver tudo certo: “Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito em seu benefício! O governo federal descobriu a fraude dos descontos associativos não autorizados e seguirá trabalhando para proteger você e seu benefício!”; ou
  • Se tiver algo errado: “Aviso importante para você. Foi identificado desconto de entidade associativa em seu benefício. A partir de amanhã você poderá informar se autorizou ou não através do Meu INSS ou ligue 135.”

Outra forma de conferir é pelo extrato do INSS, que vai te mostrar tudo o que foi descontado. E se preferir, dá para ligar no número 135, o canal de atendimento do INSS, de segunda a sábado, das 7h às 22h.

O que fazer se você identificou um desconto indevido?

Encontrou um desconto indevido e não sabe o que fazer? Calma!

Pessoa idosa com celular, demonstrando o uso da tecnologia para evitar fraudes.
Caso você esteja sendo vítima de fraude, utilize o aplicativo Meu INSS para garantir a proteção dos seus dados e recuperar seu dinheiro./ Imagem: O Bolsa Família

Se identificou algo suspeito, é hora de agir! Veja os passos que deve seguir para pedir o ressarcimento:

Como solicitar o ressarcimento

  • Acesse o aplicativo Meu INSS e entre com a sua conta gov.br;
  • Vá em “Consultar Descontos de Entidades Associativas”. O aplicativo vai mostrar as associações que descontaram de seu benefício e os valores entre  os anos de 2020 e 2025.
  • Depois disso, marque se você autorizou ou não os descontos.
  • Informe um telefone e e-mail para contato.
  • Confirme que os dados são verdadeiros e clique em “Enviar declarações”.

Pronto! Você verá uma mensagem confirmando que o pedido foi feito com sucesso.

Ah, e também dá para fazer isso pelo telefone 135, pelo site oficial do INSS.

O que acontece após a solicitação?

Depois da solicitação de ressarcimento, você só vai precisar aguardar. O INSS tem um prazo para analisar a contestação e tomar as devidas providências.

Prazos e procedimentos

  • Prazo de resposta: A entidade responsável pelo desconto tem até 15 dias úteis para responder.
  • Decisão do INSS: Se não apresentar documentação para comprovar a legalidade do desconto, o INSS emite um boleto (GRU) para que ela devolva o valor.
  • Pagamento ao segurado: Assim que for pago, o dinheiro volta para você na próxima folha de pagamento, na conta onde já recebe seu benefício.

A situação dos descontos indevidos no INSS é um tema que merece atenção e cuidado. Com a informação correta e as ferramentas disponíveis, você pode agir rapidamente para resolver qualquer problema relacionado aos descontos indevidos em seu benefício. Proteja seus direitos e recupere o que é seu!

Assista a este vídeo e veja mais detalhes:

 

 

Tags: benefícios previdenciárioscontestação inssdescontos indevidosfraude no inssressarcimento insssegurados inss
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Ana Júlia Nery

Ana Júlia Nery

Redatora Web Grupo Sena Online.

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