Já parou para se perguntar se está entre os sortudos que vão receber a restituição do Imposto de Renda neste primeiro lote, dia 30 de maio de 2025? Com um valor histórico de bilhões a serem pagos, é natural que a expectativa esteja alta. Afinal, quem não gostaria de ver um dinheiro extra caindo na conta, não é?
A liberação do primeiro lote está prestes a acontecer, e milhões de brasileiros estão correndo para checar se têm direito a receber. E você, já consultou sua situação? Sabe como fazer isso ou se está tudo certo com a sua declaração?
A seguir, você vai ver o passo a passo para consultar a restituição, explicar quem tem prioridade no recebimento e o que fazer caso apareça alguma pendência. Vem conferir tudo!
O que é a restituição do Imposto de Renda?
A restituição do Imposto de Renda é, basicamente, o valor que a Receita Federal devolve para quem pagou mais imposto do que o necessário ao longo do ano. Pode ser por causa de deduções como despesas médicas, educação ou dependentes, por exemplo. Esse valor é devolvido em lotes e, neste primeiro lote de 2025, a expectativa é que seja um dos maiores já registrados! Será que você pode receber?
Importância da restituição
Você sabia que esse valor pode ser um verdadeiro alívio financeiro? Afinal, muitas pessoas usam a restituição para quitar dívidas, fazer investimentos ou até realizar algum sonho. Se você receber esse valor, como pretende usar? Já pensou em como ele pode ajudar no seu planejamento financeiro?
Quem tem direito à restituição?
A Receita Federal segue alguns critérios para determinar quem recebe a restituição primeiro. E no primeiro lote de 2025, serão cerca de 6,2 milhões de contribuintes beneficiados! Alguns grupos têm prioridade legal no pagamento. Veja se você está em algum:
- Idosos acima de 80 anos.
- Contribuintes entre 60 e 79 anos.
- Pessoas com deficiência física ou mental.
- Professores.
E tem mais: se você escolheu a declaração pré-preenchida e escolheu o Pix para o pagamento também pode ter uma chance maior de receber mais rápido.
Como consultar a restituição?
Está curioso e quer saber como consultar a restituição? É um processo simples e que dá para fazer pelo celular mesmo, direto da sua casa. Para isso, siga esses passos:
- Acesse o Portal da Receita Federal: Vá ao site oficial da Receita Federal.
- Clique em “Meu Imposto de Renda”: Essa opção está disponível na página inicial.
- Selecione “Consultar a Restituição”: Aqui, o contribuinte poderá verificar a situação da sua restituição.
Detalhes da consulta
Depois, é só conferir a situação da sua restituição. Você também vai poder acessar o extrato de processamento da sua declaração, que vai mostrar todos os detalhes sobre o andamento da sua restituição.
O que fazer em caso de pendências?
Se, ao consultar, você perceber que tem alguma coisa errada na sua declaração, não precisa se preocupar, viu? Você pode retificar a declaração e corrigir qualquer erro ou omissão. Basta seguir esses passos:
Passos para retificação
- Acesse o Programa da Receita Federal: Use o mesmo programa que foi usado para enviar a declaração original.
- Escolha a Opção de Retificação: Selecione a opção para retificar a declaração.
- Corrija as Informações: Faça as alterações necessárias e envie novamente.
Aplicativo da Receita Federal
A Receita Federal também tem um aplicativo bem prático para consultar sua restituição pelo celular ou tablet. Com ele, você pode acessar as informações a qualquer hora e lugar, além de receber notificações sobre a liberação da sua restituição e consultar informações sobre o seu CPF. Prático, não é?
Datas importantes
Não quer perder a data de pagamento da sua restituição, certo? Então é bom já ficar atento ao cronograma. O primeiro lote vai ser liberado no dia 30 de maio, e o prazo para entregar a declaração também termina no mesmo dia.
Cronograma de restituições
Data | Evento |
---|---|
23 de maio | Disponibilização para consulta |
30 de maio | Pagamento do primeiro lote de restituição |
No vídeo abaixo, veja mais algumas datas importantes:
Dicas para aumentar a chance de restituição
Sabia que existem algumas dicas que podem ajudar você a aumentar suas chances de receber a restituição? Olha só:
- Declare todas as fontes de renda: Declare todas, até mesmo as menores!
- Aproveite as deduções: Use todas as deduções disponíveis, como despesas médicas e educacionais.
A restituição do Imposto de Renda é um momento importante de planejamento financeiro. Com a liberação do primeiro lote de 2025, é essencial que você esteja bem informado sobre como consultar e o que fazer em caso de pendências. Se organizar e se planejar é fundamental para garantir que receba o que tem direito.