Muitos beneficiários estavam aguardando ansiosamente pela segunda parcela do 13º salário do INSS. Você é um desses? Se sim, então já pode relaxar e comemorar, pois o pagamento já começou! Cerca de 34,2 milhões de brasileiros, entre aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios estão recebendo esse valor extra tão aguardado hoje, 26 de maio.
Mas e você, já sabe quando o dinheiro vai chegar na sua conta? E entende como funciona esse calendário escalonado, que leva em conta o número final do seu NIS? Com um reforço de mais de R$ 73 bilhões na economia, essa antecipação vem em boa hora, principalmente para quem precisa equilibrar as finanças ou colocar as contas em dia.
Se você ainda está com dúvidas, fique tranquilo. A seguir, você vai ver tudo o que você precisa saber: quem tem direito, quando o pagamento será feito e como consultar o valor. Vamos lá?
Como funciona o pagamento
Agora vem o mais interessante: as datas de pagamento do 13º salário do INSS. Esse benefício é pago dividido em duas parcelas. A primeira já caiu na conta dos beneficiários entre 24 de abril e 8 de maio. Agora, a segunda parcela vai ser paga entre os dias 26 de maio e 6 de junho, de acordo com o final do NIS de cada beneficiário. Vem ver como ficou:
Tabela de pagamento
Recebe até um salário mínimo? Então você deve seguir este calendário:
- Final 1: 26 de maio
- Final 2: 27 de maio
- Final 3: 28 de maio
- Final 4: 29 de maio
- Final 5: 30 de maio
- Final 6: 2 de junho
- Final 7: 3 de junho
- Final 8: 4 de junho
- Final 9: 5 de junho
- Final 0: 6 de junho
Recebe um valor acima de um salário mínimo? Então o calendário já muda, mas segue o mesmo critério.
- Finais 1 e 6: 2 de junho
- Finais 2 e 7: 3 de junho
- Finais 3 e 8: 4 de junho
- Finais 4 e 9: 5 de junho
- Finais 5 e 0: 6 de junho
Como acessar as informações?
Quer saber o valor exato que vai receber e quando ele vai cair na sua conta? É fácil fazer essa consulta! Você pode usar o aplicativo Meu INSS, disponível para dispositivos móveis, ou pelo site oficial do governo.
Mas não tem acesso à internet? Calma, tem uma alternativa para você também. Dá para fazer a consulta pelo telefone 135, onde vai precisar informar o CPF e confirmar alguns dados pessoais.
Impacto econômico da antecipação
Já parou para pensar no impacto desse pagamento na sua vida e na economia do país? Nesta antecipação, vão ser liberados mais de R$ 73 bilhões. É um dinheiro que ajuda no pagamento de contas, compra de remédios, alimentação, dívidas.
Além disso, com mais pessoas com dinheiro em mãos, o comércio local também é movimentado. Isso ajuda até na geração de empregos e renda.
Quem pode receber?
Sabia que nem todos podem receber? Pois é!
Você é aposentado, pensionista ou recebe algum auxílio do INSS (como auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão)? Se a resposta é sim, esse pagamento é seu direito.
Mas presta atenção aqui: Quem recebe outros benefícios, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a Renda Mensal Vitalícia, não tem direito a receber 13º salário do INSS.
Como é calculado o 13º salário?
A primeira parcela normalmente representa 50% do valor do seu benefício. Agora, tem um fator importante: Começou a receber depois de janeiro? Nesse caso, o cálculo vai ser feito de forma proporcional ao tempo em que o benefício foi concedido.
Importância da antecipação do 13º
Se lembra das antecipações em anos anteriores? Esses pagamentos também foram antecipados como forma de ajudar financeiramente os beneficiários em momentos de dificuldade.
E em 2025, mais uma vez, o objetivo é o mesmo: dar um alívio no bolso de quem precisa e fortalecer a economia. E você, já tem planos para o seu dinheiro?
A antecipação do 13º salário do INSS é mais do que um extra, é uma oportunidade de reorganizar as finanças, pensar no futuro e ter um pouco mais de tranquilidade no dia a dia. Agora que você já sabe tudo sobre o pagamento da segunda parcela do 13º do INSS, aproveite para consultar seus dados no Meu INSS e se organizar. Com a possibilidade de consulta fácil, dá para ter mais controle sobre suas finanças e usar o seu benefício da melhor maneira.
Veja este vídeo e confira mais detalhes sobre o pagamento da segunda parcela do 13º salário do INSS :