Já pensou em ficar sem cozinhar por falta de botijão de gás? Muita gente no Brasil já passou por essa situação e, para ajudar, o governo criou o Auxílio Gás. Ele é um programa social que surgiu para apoiar as famílias de baixa renda no Brasil, garantindo que o gás de cozinha não falte. Mas será que todo mundo sabe quem pode receber esse benefício? Ou por que algumas pessoas ainda não recebem? Quem tem direito? Vamos explicar tudo isso!
A seguir, vamos falar quem pode se beneficiar do Auxílio Gás, os requisitos necessários e como realizar a inscrição, além de oferecer informações relevantes sobre o funcionamento do programa. Vem ficar por dentro de tudo!
O que é o Auxílio Gás?
O Auxílio Gás foi criado para dar uma força para quem tem dificuldade de pagar o botijão de gás. Ele é gerido pelo Ministério da Cidadania e quer aliviar o peso do preço do gás no bolso da família. O valor pago é calculado pela média do preço do botijão de 13 kg, e o pagamento acontece seis vezes por ano, caindo na conta dos beneficiários a cada dois meses.
Como funciona o pagamento?
O pagamento acontece de dois em dois meses e desde 2023, quem recebe pode contar com o valor total do botijão, o que ajuda ainda mais no orçamento. Seria uma ajuda e tanto, não é mesmo?
Quem pode receber o Auxílio Gás?
Agora chega a parte que muita gente tem dúvida e se pergunta: Por que eu não tenho direito a receber o Auxílio Gás?
Então, para ter direito ao Auxílio Gás, algumas regras estabelecidas pelo governo precisam ser seguidas. Veja quais são:
1. Inscrição no Cadastro Único
O primeiro passo para receber o Auxílio Gás é estar registrado no Cadastro Único, que é a porta de entrada para vários programas sociais. Esse cadastro precisa estar sempre atualizado. Se não tem inscrição, já pode esquecer.
2. Renda familiar
A renda por pessoa na família deve ser igual ou menor que meio salário mínimo. Em 2025, isso significa até R$ 759,00 por pessoa. Essa regra ajuda a garantir que quem realmente precisa receba o auxílio. A renda da sua família é maior que esse valor? Se sim, talvez seja por isso que você não recebe.
3. Prioridade
O programa também dá prioridade para famílias que tenham algum integrante que receba BPC, com o CadÚnico atualizado nos últimos 24 meses, beneficiárias do programa Auxílio Brasil, também com menor renda por pessoa e maior quantidade de integrantes.
Então, você se encaixa nos requisitos? Se não, é por isso que você não tem direito a receber o Auxílio Gás.
Como garantir o Auxílio Gás?
Você não recebe, mas agora que já viu os requisitos para receber o Auxílio Gás, quer garantir essa ajuda? Então venha ver como a inscrição no CadÚnico pode ser feita de forma simples, para se tornar elegível ao Auxílio Gás:
1. Realizar a inscrição no Cadastro Único
Já que ainda não está cadastrado, deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) com documentos pessoais e comprovantes de renda para fazer a inscrição.
2. Atualizar informações
Para quem já está cadastrado ou vai fazer o cadastro ainda, deve saber que é fundamental manter as informações atualizadas. Mudou de casa ou começou a trabalhar? Tudo isso deve ser informado ao CRAS para garantir que o benefício seja concedido corretamente. A atualização também deve ser feita a cada dois anos, mesmo que não tenha mudanças.
3. Consultar a situação do benefício
Depois de inscrito, dá para acompanhar a situação do auxílio pelo aplicativo Bolsa Família, CAIXA Tem, pelo telefone da Caixa Econômica Federal 111 ou pelo telefone do Ministério da Cidadania 121. Assim, você não vai ficar na dúvida se vai receber ou não, não é mesmo?
Como é feito o pagamento do Auxílio Gás?
Se for beneficiado pelo Auxílio Gás, pode receber o dinheiro em conta bancária ou numa conta poupança social digital que é aberta automaticamente se não tiver uma conta. Mas atenção: o benefício vale por 120 dias a partir da data que é liberado.
1. Opções de recebimento
Dá para sacar o dinheiro em lotéricas, pontos Caixa Aqui ou caixas eletrônicos da Caixa. Basta levar um documento com foto e o cartão social. E no aplicativo do Bolsa Família, dá para saber quando e quanto vai cair.
2. Calendário de pagamentos
Os pagamentos seguem o mesmo calendário do Bolsa Família, o que pode ajudar na hora de se planejar. Então, já fica de olho para não perder o prazo, certo?
Importância do Auxílio Gás para as famílias
O Auxílio Gás é muito importante no dia a dia de muitas famílias brasileiras, principalmente em tempos que os preços das coisas sobem diariamente, inclusive do botijão de gás. O benefício além de ajudar a garantir o gás de cozinha também contribui para a saúde, alimentação e bem-estar das famílias.
O Auxílio Gás é um suporte fundamental para muitas famílias no Brasil. Conhecer os direitos e como acessar o benefício pode fazer a diferença na qualidade de vida de muita gente. Mesmo que você ainda não receba, agora que conhece os motivos disso e os critérios para mudar essa situação, que tal buscar se enquadrar e garantir esse importante auxílio para o bem-estar da sua família?
Mesmo que você comece a atender aos critérios para receber o Auxílio Gás, pode acontecer de não receber em algum mês. Este vídeo pode te ajudar a entender o que aconteceu. Dá uma olhada: