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ALERTA! Equipe do CRAS já iniciou visitas domiciliares

O objetivo é atualizar os dados de 6,4 milhões de famílias cadastradas.

Luana . por Luana .
20 de março de 2025, 15:44h
em Cadúnico, CRAS, Notícias
Profissional de atendimento do Cadastro Único segurando prancheta com logo do Cadastro Único, em visita domiciliar para atualização cadastral.

Caso sejam detectadas inconsistências ou falta de atualização, o benefício pode ser suspenso.

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A atualização do Cadastro Único (CadÚnico) é um processo feito para garantir que as políticas públicas de assistência social, benefícios, auxílios e outros tipos de apoio alcancem as famílias que realmente necessitam. Recentemente, a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) iniciou um trabalho intenso de visitas domiciliares, para verificar e atualizar os dados cadastrais das famílias. Essa ação faz parte da Ação de Qualificação Cadastral 2025, com o objetivo de atualizar os dados de 6,4 milhões de famílias cadastradas.

Cadastro Único

É um sistema que reúne informações sobre as famílias brasileiras de baixa renda. Ele é a porta de entrada para diversos programas sociais do governo, sendo essencial para a liberação de benefícios e trabalha da seguinte forma:

Inscrição e atualização

  • A inscrição no CadÚnico pode ser feita nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou em postos de atendimento da prefeitura.
  • É necessário apresentar documentos como CPF, RG, comprovante de residência e, se houver, a carteira de trabalho.
  • As informações devem ser atualizadas a cada dois anos ou sempre que houver mudanças na família (endereço, renda, nascimento ou falecimento de um membro, entre outros).

Requisitos para participar do programa

  • Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda total de até três salários mínimos.
  • Pessoas em situação de rua, tanto sozinhas quanto em grupos familiares, também podem se cadastrar.

Alguns benefícios vinculados ao CadÚnico

  • Bolsa Família: principal programa de transferência de renda do país.
  • Tarifa Social de Energia Elétrica: desconto na conta de luz para famílias de baixa renda.
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC): auxílio para idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência de baixa renda.
  • Minha Casa, Minha Vida: acesso a moradia popular com condições facilitadas.
  • Carteira do Idoso: permite descontos e gratuidade em passagens interestaduais.
  • Isenção de Taxas em Concursos Públicos: algumas seleções oferecem gratuidade na inscrição para candidatos cadastrados no CadÚnico.

Combate à fraude e monitoramento

  • O governo realiza cruzamento de dados com outras bases de informações para evitar fraudes.
  • Agentes sociais fazem visitas domiciliares para verificar a realidade das famílias cadastradas.
  • Caso sejam detectadas inconsistências ou falta de atualização, o benefício pode ser suspenso.
Mulher sorridente em cadeira de rodas recebendo visita de assistente social para atualização cadastral do Bolsa Família.
A atualização cadastral permite que os beneficiários continuem a receber a assistência. Freepik.

Ações da equipe do CRAS

Durante as visitas domiciliares, os agentes sociais verificam informações como composição familiar, renda, condições de moradia e casos de duplicidade, onde uma mesma família pode estar recebendo benefícios de forma irregular. Funciona da seguinte maneira:

  • Visitas planejadas: As equipes do CRAS realizam um planejamento prévio para determinar quais áreas precisam de atenção.
  • Entrevistas diretas: Os agentes conduzem entrevistas com os membros da família para entender melhor sua situação.
  • Registro de informações: Todos os dados coletados são registrados no sistema do CadÚnico, possibilitando um acompanhamento mais eficaz.

Além disso, o trabalho também tem o objetivo de incluir novas famílias que ainda não estão registradas no Cadastro Único, mas que têm direito a benefícios sociais.

Como as famílias serão avisadas?

As famílias que precisam atualizar seus dados no Cadastro Único serão avisadas por diferentes canais de comunicação para garantir que todas recebam a informação de forma acessível e clara. Os avisos serão enviados por:

  • Aplicativo do CadÚnico – A notificação aparecerá no ícone de “envelope” no canto superior direito do app, facilitando o acesso à mensagem.
  • Apps do Bolsa Família e Caixa Tem – Beneficiários do programa receberão comunicados diretamente nesses aplicativos.
  • Extrato de pagamento – Para quem recebe benefícios sociais, a mensagem também será exibida nos comprovantes de pagamento.
  • Mensagens de voz na Central da CAIXA – As orientações também serão disponibilizadas por meio de gravações.

Após serem avisadas, as famílias devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a gestão municipal do Cadastro Único para realizar a atualização cadastral.

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Tags: atualização cadastralcadastro únicovisitas domiciliares
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