A Caixa Econômica Federal anunciou a aprovação de novos CPFs para o saque de até R$ 6.220. Esta medida auxilia cidadãos em situações de emergência. O prazo para realizar o saque calamidade está programado para terminar no próximo mês, tornando urgente que os beneficiários elegíveis tomem as providências necessárias para acessar esses recursos.
Detalhes do programa
O programa do Saque Calamidade é um serviço da Caixa Econômica Federal, onde brasileiros podem ter acesso a parte do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) como auxílio financeiro. O benefício foi criado para oferecer suporte ao trabalhadores que estão em regiões declaradas com situação de emergência ou estado de calamidade pública.
Valor máximo do saque calamidade
O valor máximo estabelecido para o saque calamidade é de R$ 6.220. Lembrando que para acessar esse valor é preciso ter saldo na conta do FGTS e não ter realizado saque por esse mesmo motivo nos últimos 12 meses. É importante ressaltar que o valor exato disponível para cada beneficiário pode variar, dependendo de fatores individuais e da situação específica que levou à aprovação do saque.
Prazo para realização do saque
A data final para os beneficiários que moram no município de Peruíbe, no estado de São Paulo, efetuar o saque está marcada para o mês de abril, no dia 17. Após este período, os recursos não utilizados serão recolhidos, impossibilitando o acesso a qualquer valor.
Critérios de elegibilidade
Para ter acesso ao saque calamidade, os cidadãos devem atender a critérios específicos estabelecidos pela Caixa Econômica Federal. Estas especificações incluem:
- Estar cadastrado no sistema da Caixa
- Residir nos endereços identificados pela Defesa Civil Municipal como situações de emergência ou calamidade
- Possuir saldo na conta do FGTS
- Não ter realizado outro saque pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses
Como solicitar o saque emergencial
Para aqueles que acreditam ser elegíveis ao saque calamidade, é importante conhecer o processo de solicitação. O pedido é realizado de forma fácil e rápida pelo Aplicativo FGTS. Para realizar o processo de solicitação siga opasso a passo abaixo:
- Baixe e abra o Aplicativo FGTS
- Faça login no aplicativo com CPF e senha
- Clique na opção “Saques” ou “Meus saques”
- Depois selecione “Solicitar saque”
- Escolha “Calamidade pública” como motivo
- Selecione o município da lista e informe os dados de endereço
- Escolha onde receber o dinheiro
- Envie os documentos solicitados
Ao registrar a solicitação, é possível indicar uma conta da CAIXA, como a Poupança Digital CAIXA Tem, ou de outro banco para receber os valores.
Aprenda como solicitar o saque emergencial através do aplicativo Caixa Tem, uma forma prática de acessar o benefício. Imagem: Agência Brasil
Documentação necessária
- Carteira de Identidade – também são aceitos carteira de habilitação e passaporte – sendo necessário o envio frente e verso do documento;
- Selfie (foto de rosto) com o mesmo documento de identificação aparecendo na foto;
- Comprovante de residência em nome do trabalhador: conta de luz, água, telefone, gás, fatura de internet e/ou TV, fatura de cartão de crédito, entre outros emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;
- Caso não tenha comprovante de residência, o cidadão deverá apresentar uma declaração do município atestando que o trabalhador é residente na área afetada;
- O trabalhador que não possuir comprovante de residência também poderá apresentar declaração própria, contendo nome completo, CPF, data de nascimento, endereço residencial completo, incluindo CEP. Essas informações serão verificadas pela CAIXA, nos cadastros oficiais do Governo Federal;
- Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a).
É aconselhável que os solicitantes acompanhem regularmente o status de sua solicitação através dos canais oficiais da Caixa.