O Cadastro Único (CadÚnico) é um importante instrumento do Governo Federal que visa conhecer as famílias de baixa renda no Brasil, de modo a direcionar políticas públicas e programas sociais. Com ele, o governo pode identificar as necessidades das famílias e proporcionar benefícios que atendem desde a educação até a assistência social e saúde.
Para facilitar o processo de inscrição e garantir que as famílias possam acessar esses benefícios, a inscrição no Cadastro Único está cada vez mais acessível, e é possível realizar o cadastro online, além dos atendimentos presenciais. A seguir, veja tudo o que você precisa saber sobre o Cadastro Único, como fazer o cadastro pela internet e como ele pode ajudar a sua família a acessar benefícios sociais.
O que é o Cadastro Único?
O Cadastro Único é um banco de dados utilizado pelo Governo Federal para identificar e monitorar as famílias em situação de vulnerabilidade social no Brasil. Ele é utilizado para incluir as famílias nos programas sociais do governo, como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Cadastro para isenção de taxas em concursos públicos, Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros.
Este cadastro permite que as políticas públicas atendam de maneira mais precisa as pessoas que realmente necessitam de suporte. Por exemplo, a partir das informações do Cadastro Único, o governo pode calcular a renda familiar per capita e determinar a elegibilidade para diversos programas sociais.
Quem pode se cadastrar no Cadastro Único?
Qualquer família de baixa renda pode se cadastrar no Cadastro Único. A principal exigência é que a renda familiar mensal per capita seja inferior a meio salário mínimo, ou que a renda total da família seja de até três salários mínimos. Não importa a composição familiar, sendo necessário que o responsável pela família declare as informações de todos os membros.
Além disso, o cadastro pode ser feito por qualquer pessoa responsável da família, como o chefe da casa ou alguém que viva de forma estável com a família. O cadastro é gratuito e deve ser feito pessoalmente, mas a boa notícia é que agora é possível se cadastrar ou atualizar suas informações online, sem a necessidade de sair de casa.
Como fazer o Cadastro Único pela internet?
Com o avanço da tecnologia e a adaptação aos novos tempos, o Governo Federal criou meios para facilitar o acesso ao Cadastro Único, incluindo a possibilidade de realizar o cadastro pela internet. Aqui está um passo a passo de como fazer isso:
- Acesse o Portal do Cadastro Único: O primeiro passo para realizar a inscrição online é acessar o portal oficial do Cadastro Único, que pode ser encontrado no site do Ministério da Cidadania.
- Cadastro Inicial: Se a família nunca foi registrada no Cadastro Único, o responsável familiar precisa preencher um formulário com os dados pessoais, como nome, CPF, endereço, informações de todos os membros da família, entre outros. O cadastro online pode ser feito através do sistema do Governo Federal.
- Agendamento para Atendimento Presencial: Embora a inscrição online facilite o preenchimento dos dados, em muitos casos será necessário ir a um posto de atendimento presencial para validar a inscrição. No portal, é possível agendar o atendimento em um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) ou posto de atendimento municipal.
- Atualização de Dados: Caso você já tenha um cadastro, mas precisa atualizar as informações (como mudança de endereço, novos membros na família, alteração de renda, etc.), também é possível fazer isso pela internet. No entanto, é importante que você se dirija a um posto presencial para concluir o processo, especialmente se houver alteração de dados cruciais, como a composição familiar.
Documentos necessários para o cadastro
Para realizar o Cadastro Único, alguns documentos são necessários para comprovar a identidade e a situação da família. Aqui estão os documentos principais:
- Responsável Familiar: O responsável pela família deve apresentar um documento com foto, como a carteira de identidade, carteira de trabalho, ou CNH. Além disso, é necessário ter o CPF (ou, pelo menos, o Título de Eleitor caso não tenha CPF), e um comprovante de residência.
- Comprovante de Residência: Caso você não tenha um comprovante de residência, será necessário fazer uma declaração simples informando onde reside.
- Documentos de Todos os Membros da Família: Para cada pessoa da família, é necessário um documento de identificação, que pode ser o CPF, certidão de nascimento, certidão de casamento, carteira de identidade, carteira de trabalho ou Título de Eleitor.
Onde fazer o Cadastro Único?
Embora o cadastro possa ser iniciado pela internet, ele deve ser finalizado pessoalmente em um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) ou em postos de atendimento específicos na sua cidade. Para saber onde estão localizados esses postos, você pode:
- Consultar o site do Cadastro Único, que oferece informações sobre os pontos de atendimento de sua cidade.
- Baixar o aplicativo CadÚnico no seu celular, que também fornece detalhes sobre os postos de atendimento mais próximos.