O Bolsa Família é um dos programas sociais mais importantes do Brasil, oferecendo suporte financeiro para famílias em situação de vulnerabilidade. Se você está em busca de informações sobre como saber se seu cadastro precisa ser atualizado ou como verificar sua elegibilidade.
Quem pode receber o Bolsa Família?
O Bolsa Família é destinado a famílias com renda mensal por pessoa de até R$ 218,00. Se a sua renda familiar se encaixa dentro deste critério, sua família pode ser elegível ao programa. No entanto, é importante entender que estar dentro dessa faixa de renda não garante automaticamente o ingresso no programa. O primeiro passo é estar inscrito no Cadastro Único, o que permite o acesso ao benefício.
Onde fazer o cadastro?
Para participar do Bolsa Família, é necessário se cadastrar no Cadastro Único. Dirija-se ao posto de atendimento mais próximo, que pode ser um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a Prefeitura de sua cidade. Embora o cadastro seja um requisito fundamental, ele não assegura a liberação imediata do benefício. Após o cadastro, é necessário aguardar a seleção para saber se sua família foi contemplada.
Como saber se fui selecionado para receber o Bolsa Família?
Quando sua família for selecionada para receber o Bolsa Família, você receberá uma carta informando sobre a inclusão no programa. Se não tiver recebido a notificação, busque informações no setor responsável pelo Bolsa Família, seja no CRAS ou na Prefeitura. Além disso, também é possível verificar o status de sua inscrição por meio do aplicativo Bolsa Família ou entrando em contato com a Central de Atendimento pelo número 111.
Como atualizar ou recadastrar a senha do cartão Bolsa Família?
Caso você precise atualizar ou cadastrar sua senha do Cartão Bolsa Família, o processo pode ser feito ligando para o Atendimento Caixa ao Cidadão no número 111. Siga os seguintes passos:
- Ligue para 111.
- Digite a opção 5 (Cartão Bolsa Família ou Senha do Cartão Social).
- Em seguida, digite 2 (Desbloqueio de Cartão, cadastramento ou recadastramento de senha).
É importante ter em mãos o Número de Identificação Social (NIS), CPF e carteira de identidade. Após realizar os procedimentos, vá até uma Lotérica para concluir o processo de cadastramento ou recadastramento da senha.
Onde sacar o benefício do Bolsa Família?
Se você já tem o Cartão Bolsa Família e cadastrou a senha, pode realizar o saque do benefício nos caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal, em correspondentes Caixa Aqui ou nas Lotéricas.
Caso você esteja sem o cartão, mas o benefício foi creditado em uma conta Poupança Social Digital, pode realizar o saque por meio do aplicativo CAIXA Tem. Para isso, basta gerar um token pelo aplicativo e efetuar o saque. Se não estiver com o cartão e não tiver a conta digital, vá até qualquer agência da Caixa com um documento de identificação válido e informe que deseja sacar o benefício.
Como consultar a disponibilidade do benefício?
Você pode consultar se o benefício do Bolsa Família está disponível para saque acessando o aplicativo Bolsa Família ou ligando para o Atendimento CAIXA ao Cidadão no número 111. Ao ligar, selecione a opção 1 e depois 3, e informe seu NIS ou CPF.
Como acessar os benefícios do Bolsa Família?
Ao ter o Cadastro Único atualizado e com as informações corretas, o responsável pela família receberá automaticamente a abertura de uma Conta Poupança Social Digital. Com esta conta, o beneficiário pode transferir valores, pagar contas e realizar transações via PIX por meio do aplicativo CAIXA Tem.
Caso a abertura da conta não seja possível devido a dados incompletos ou incorretos, o benefício estará disponível para saque nas Lotéricas e terminais de autoatendimento com o Cartão Bolsa Família ou diretamente nas agências da Caixa, sem a necessidade do cartão.
Qual a data de pagamento do Bolsa Família?
O pagamento do Bolsa Família ocorre mensalmente e segue o calendário do programa, que prevê os pagamentos nos últimos 10 dias úteis de cada mês. O valor é pago conforme o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do responsável familiar.
Como solicitar a 2ª via do cartão Bolsa Família?
Atualmente, não há previsão para emissão de segunda via do Cartão Bolsa Família. Em caso de perda ou roubo do cartão, o saque do benefício pode ser feito utilizando o aplicativo CAIXA Tem ou indo até uma agência da Caixa Econômica Federal, levando um documento de identidade válido com foto.
Como as famílias são desligadas do programa?
Existem várias razões pelas quais uma família pode ser desligada do Bolsa Família. As principais são: a falta de atualização do cadastro, a melhoria da renda da família que ultrapassa o limite estabelecido pelo programa ou o não cumprimento das exigências nas áreas de educação e saúde.
Caso a família decida sair do programa voluntariamente, o responsável precisa ir até o setor responsável pelo Bolsa Família e Cadastro Único de sua cidade e solicitar o Desligamento Voluntário.