Em agosto de 2023, o Brasil introduziu um novo documento de identidade: a Carteira de Identidade Nacional (CIN). Este documento é mais moderno, prático e seguro, representando uma grande mudança no sistema de identificação dos cidadãos brasileiros. A principal inovação é que, agora, todos os registros de documentos, como o RG, CNH e até o Cartão do SUS, estarão concentrados em um único número: o CPF.
A nova CIN traz diversas melhorias, tanto para os cidadãos quanto para o governo, incluindo o aumento da segurança e a redução das fraudes. Porém, uma dúvida comum tem circulado entre os brasileiros: a emissão da nova identidade será automática para todos os cidadãos? Vamos esclarecer essa questão e falar mais sobre o novo documento.
A emissão é automática?
Ao contrário do que alguns podem imaginar, a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional não será feita automaticamente para todos os cidadãos. O processo exige que o interessado agende um atendimento presencial para a emissão do novo documento. Isso ocorre porque a CIN continua sendo emitida pelos institutos de identificação estaduais, da mesma forma que acontece com o Registro Geral (RG) tradicional.
Portanto, aqueles que desejam obter a nova identidade devem realizar o agendamento por meio dos canais disponibilizados pelos institutos de identificação em cada estado. Não há emissão automática, e o agendamento presencial ainda é necessário para a atualização do documento. Além disso, é importante lembrar que a emissão da CIN será gradativa, com diferentes prazos e critérios de implementação em cada estado.
O que muda com a Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)?
A principal mudança trazida pela nova CIN é a centralização dos dados do cidadão em um único número: o CPF. Isso significa que os brasileiros não precisarão mais ter múltiplos números de identificação, como o número do RG e da CNH. A CIN funcionará como um identificador único, simplificando o processo de verificação da identidade de cada pessoa.
Além disso, a nova carteira de identidade oferece mais segurança. A CIN conta com elementos modernos de proteção contra fraudes, como um QR Code que pode ser lido facilmente por celulares. Esse QR Code permite que qualquer pessoa verifique se a identidade é autêntica, se foi furtada ou extraviada. Assim, a CIN não só facilita a vida dos cidadãos, mas também oferece mais confiança no uso do documento.
Continuação da validade de outros documentos com foto
Apesar da implementação da nova CIN, outros documentos de identificação com foto, como a CNH e o RG tradicional, continuarão válidos. A diferença é que, com a nova identidade, os cidadãos poderão concentrar todos esses documentos em formato digital. Ou seja, a versão digital da CIN estará disponível no aplicativo GOV.Br, permitindo que os documentos sejam acessados e verificados pelo QR Code diretamente no celular.
O RG tradicional terá validade até 2032. Isso significa que não será necessário substituir imediatamente o documento atual, mas aqueles que preferirem, poderão agendar a emissão da CIN para aproveitar os benefícios do novo sistema.
Como está seno feita a emissão da Nova Carteira de Identidade?
A nova Carteira de Identidade está sendo emitida pelos estados, através dos institutos de identificação. O processo, portanto, será muito semelhante ao que ocorre atualmente com a emissão do RG. Contudo, é importante destacar que a emissão não será automática e dependerá de um agendamento presencial.
Segurança de dados: como o ministério da gestão garante a proteção?
A segurança é um dos pilares da nova Carteira de Identidade Nacional. O documento conta com características que tornam sua verificação mais confiável e segura. O QR Code embutido na CIN pode ser lido por qualquer celular, permitindo que a autenticidade do documento seja confirmada de maneira simples e rápida. Além disso, esse QR Code também possibilita que a pessoa verifique se a identidade foi furtada ou extraviada.
Como resultado, a nova CIN é considerada uma das carteiras de identidade mais seguras do mundo. O governo assegura que a proteção dos dados do cidadão está garantida, com rigorosos protocolos de segurança em todo o processo de emissão e verificação. Isso representa um grande avanço no combate a fraudes e no fortalecimento da identidade digital dos brasileiros.
Quando a nova Carteira de Identidade estará disponível para todos?
A meta do governo é emitir a nova Carteira de Identidade Nacional para toda a população brasileira até 2026. Contudo, a emissão será feita de forma gradual, e os cidadãos devem ficar atentos às informações divulgadas pelos institutos de identificação de cada estado. Embora a emissão da CIN seja gratuita, é importante que cada cidadão faça o agendamento para garantir que o novo documento seja emitido no momento certo.
Um dos postos de atendimento responsável pela emissão da nova carteira de identidade nacional (CIN), especificamente o de Vila Velha, no Espírito Santo, está criando barreiras que dificultam a emissão imediata, à principio, sem custo nenhum para os cidadãos. Quando finalmente consegui agendar um atendimento (depois de muitas tentativas), no posto da Polícia Civil, situado no Shopping Boulevard no bairro Jockey de Itaparica, em Vila Velha/Es, munida de todos os documentos necessários para sua emissão, inclusive minha certidão de nascimento,(em bom estado de conservação), emitida e registrada no RJ onde nasci e morei por muitos anos. Portanto, a mesma foi utilizada para emissão de todos os documentos oficiais que tirei ao longo da minha vida, sem quaisquer impedimento. Qual não foi minha surpresa, quando a atendente me informou, que não poderia dar prosseguimento ao processo de emissão, pq no campo do endereço residencial constava apenas, o nome da rua e o número da casa, faltando o complemento por escrito do local do estado, ou seja, RJ. Mesmo constando o registro carimbado e assinado do cartório, no verso da certidão com todas informações referente ao local onde fica situado. A mesma ainda complementou que os custos de cartório para emissão de 2a. via de certidão de nascimento com as devidas alterações, são altos e que eu poderia solicitar ajuda a defensoria pública para obtenção gratuita desse serviço, mas que poderia demorar e que também não teria garantias de obter sucesso nessa solicitação!! Ou seja, por conta dessa interpretação de “certo e errado” com relação ao registro da minha certidão de nascimento, emitida nos anos 70, fiquei impedida de conseguir a nova CIN. E caso, eu queira pagar o valor do cartório situado no Rio de Janeiro, o custo é de nada mais nada menos que $520 reais.
Sou de Belém do Pará, fiz um agendamento pra tirar a CIN,paguei o valor de R$36,00 fui até o local indicado, e fui informado que não havia emissão de CIN,somente o RG atual,isso é um desrespeito com a população, se não tem condições de emitir a CIN,não deveria agendar e nem emitir é cobrar boleto.