A Caixa Econômica Federal finalizou os pagamentos do Bolsa Família referentes ao mês de agosto na última sexta-feira, dia 30. Agora, as atenções estão voltadas para os próximos pagamentos que ocorrerão em setembro. Entretanto, alguns beneficiários podem enfrentar uma situação bastante comum: o benefício do Bolsa Família não cair na conta do Caixa Tem. Se você está enfrentando essa situação, esta matéria vai ajudar a entender as possíveis causas e o que fazer para resolver o problema.
Quais os motivos para o Bolsa Família não cair no Caixa Tem?
Mesmo após o início dos pagamentos, algumas famílias podem perceber que o valor do Bolsa Família não foi creditado em suas contas no aplicativo Caixa Tem. Um dos primeiros passos para solucionar essa questão é verificar se houve algum problema com o cadastro ou se o benefício foi bloqueado.
Se você é beneficiário do Bolsa Família, provavelmente já está ciente de que o governo está realizando uma ampla verificação cadastral, especialmente entre as famílias cadastradas no CadÚnico. Esse processo de revisão inclui a análise de mais de 7 milhões de cadastros, focando em famílias unipessoais, pessoas com informações de renda incorretas ou com cadastros desatualizados.
Conforme as informações do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), a cada mês, novas famílias podem ter seus pagamentos bloqueados ou até mesmo cancelados se não atenderem aos critérios estabelecidos pelo programa.
Como Saber se o Bolsa Família foi bloqueado?
Para verificar se o seu Bolsa Família foi aprovado, bloqueado ou cancelado, você pode utilizar várias plataformas oficiais. A consulta pode ser feita pelo CPF de diversas formas:
- Aplicativo Caixa Tem
- Aplicativo do Bolsa Família
- Aplicativo do Cadastro Único
- Portal Cidadão da Caixa
- Telefone 121 do MDS
- Central de Atendimento da Caixa por meio do número 111
Se o aplicativo informar que o benefício está liberado para saque, mas você não encontrou o depósito na data prevista, é importante verificar se o valor não foi creditado em outras contas vinculadas ao seu nome.
A partir de qual horário o Bolsa Família cai no Caixa Tem?
De acordo com informações do banco, o dinheiro costuma ser depositado logo nas primeiras horas do dia, geralmente até as 9h da manhã, o valor já está disponível para saque no aplicativo. Saiba mais aqui.
Se, no entanto, você não encontrar o valor depositado até o final do dia em nenhuma de suas contas, o próximo passo é buscar atendimento em uma agência da Caixa Econômica Federal ou em um posto de atendimento do Cadastro Único (CadÚnico) em sua cidade.
Em caso de dúvidas, você também pode entrar em contato com o Ministério da Cidadania pelo telefone 121.
Benefício bloqueado para crédito em conta
Há uma situação específica em que o benefício pode aparecer como bloqueado para crédito em conta no aplicativo Caixa Tem. Esse tipo de bloqueio, no entanto, não deve causar preocupação, pois significa apenas que o valor já foi depositado na conta, mas só será liberado para saque na data estipulada pelo calendário de pagamentos.
Se o aplicativo do Bolsa Família mostrar que o dinheiro está liberado, mas você ainda não conseguiu acessar o valor no Caixa Tem, outra alternativa é tentar sacar o benefício diretamente em uma agência da Caixa ou em uma lotérica, utilizando o cartão físico do Bolsa Família.
O que fazer se o problema persistir?
Se, após realizar todos esses procedimentos, o problema persistir, o recomendado é buscar assistência diretamente em uma agência da Caixa Econômica Federal. Os atendentes podem oferecer suporte personalizado para identificar o motivo pelo qual o valor não foi creditado na conta e ajudar a desbloquear o benefício, se necessário.
Além disso, certifique-se de que todas as suas informações cadastrais estão atualizadas no Cadastro Único, pois qualquer inconsistência pode levar ao bloqueio ou cancelamento do benefício. Manter seus dados atualizados é fundamental para garantir que você continue recebendo o Bolsa Família sem interrupções.