Muitos brasileiros aguardam ansiosamente pelos repasses do Auxílio Gás, um dos principais programas de transferência de renda do país. Porém, há dúvidas sobre se os pagamentos serão efetuados durante a última semana do mês de julho. Afinal, haverá repasses nesta semana?
O Auxílio Gás
O Auxílio Gás é um benefício social que visa aliviar o impacto dos custos com gás de cozinha para famílias de baixa renda. De acordo com dados oficiais, mais de 5 milhões de brasileiros são elegíveis para receber essa assistência financeira fundamental.
No entanto, diferentemente do Bolsa Família, que é um programa mensal, o Auxílio Gás opera em um ciclo bimestral. Isso significa que os valores são liberados a cada dois meses, e não mensalmente.
O calendário de pagamentos do Auxílio Gás
Considerando que o último repasse do Auxílio Gás ocorreu em junho, a próxima remessa de pagamentos está programada para o mês de agosto. Portanto, não haverá liberação desse benefício durante o mês de julho.
Para esclarecer ainda mais, o Ministério do Desenvolvimento Social já divulgou o cronograma completo de pagamentos para agosto. Veja abaixo:
Calendário de Pagamentos do Auxílio Gás em Agosto
- 19 de agosto: NIS final 1
- 20 de agosto: NIS final 2
- 21 de agosto: NIS final 3
- 22 de agosto: NIS final 4
- 23 de agosto: NIS final 5
- 26 de agosto: NIS final 6
- 27 de agosto: NIS final 7
- 28 de agosto: NIS final 8
- 29 de agosto: NIS final 9
- 30 de agosto: NIS final 0
Esse calendário detalhado permite que os beneficiários planejem seus orçamentos e tenham clareza sobre quando os recursos estarão disponíveis.
Critérios de elegibilidade do Auxílio Gás
Para receber o Auxílio Gás, os cidadãos devem atender a determinados critérios estabelecidos pelo governo federal. Esses requisitos incluem:
- Possuir uma conta ativa e atualizada no Cadastro Único (CadÚnico)
- Ter uma renda per capita de até meio salário mínimo
- Residir com pelo menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
Além disso, mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob medida protetiva da polícia e beneficiários do Bolsa Família têm prioridade no processo de seleção.
No entanto, é importante ressaltar que mesmo cumprindo esses critérios, não há garantia automática de inclusão no programa. O Ministério do Desenvolvimento Social realiza uma seleção periódica dos beneficiários elegíveis.
Pagamentos regulares do Bolsa Família em Julho
Embora o Auxílio Gás não seja pago em julho, o governo federal continuará realizando os pagamentos regulares do Bolsa Família durante esse mês. O programa de transferência de renda atende a mais de 20 milhões de pessoas em todo o país, segundo dados oficiais.
Os beneficiários do Bolsa Família também devem consultar o calendário de pagamentos com base no número final do seu Número de Inscrição Social (NIS). Aqui está o cronograma para julho:
Calendário de Pagamentos do Bolsa Família em Julho
- Beneficiários com NIS terminado em 1: Receberam em 18 de julho (quinta-feira)
- Beneficiários com NIS terminado em 2: Receberam em 19 de julho (sexta-feira)
- Beneficiários com NIS terminado em 3: Receberam em 22 de julho (segunda-feira)
- Beneficiários com NIS terminado em 4: Receberam em 23 de julho (terça-feira)
- Beneficiários com NIS terminado em 5: Receberam em 24 de julho (quarta-feira)
- Beneficiários com NIS terminado em 6: Receberam em 25 de julho (quinta-feira)
- Beneficiários com NIS terminado em 7: Receberam em 26 de julho (sexta-feira)
- Beneficiários com NIS terminado em 8: Recebem em hoje, 29 de julho (segunda-feira)
- Beneficiários com NIS terminado em 9: Receberão em 30 de julho (terça-feira)
- Beneficiários com NIS terminado em 0: Receberão em 31 de julho (quarta-feira)
Os beneficiários podem movimentar os recursos do Bolsa Família de forma remota por meio do aplicativo Caixa Tem, realizando pagamentos, transferências, Pix e saques em caixas eletrônicos, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.