Receber uma notificação pelo aplicativo do Caixa Tem pode deixar muitos beneficiários de programas como o Bolsa Família assustados.
Mas isso não é motivo para preocupação. O procedimento é comum e usado pelo governo federal como meio de contatar diretamente os beneficiários e evitar golpes e fraudes.
Caso você tenha recebido alguma notificação ao abrir o app, fique tranquilo e siga as dicas a seguir.
Notificações Caixa Tem: o que fazer?
O primeiro passo é ler a notificação com calma e entender o que ela está solicitando do beneficiário.
Na grande maioria das vezes, a notificação é feita para atualização do CadÚnico. No entanto, em outras situações é possível que o beneficiário receba mensagens, principalmente se tiver crianças.
Já que é parte do programa garantir que os menores de idade estejam frequentando a escola, além de estarem com a carteira de vacinação e o acompanhamento nutricional em dia.
Nesses casos, as mensagens podem ser lembretes ou avisos de que é necessário atualizar essas informações.
Portanto, após identificar o teor da mensagem, o mais recomendado é se dirigir ao CRAS mais próximo e realizar as atualizações necessários.
Em geral, o beneficiário tem até 30 dias contados da data de recebimento da mensagem para tomar as providências necessárias.
Caso não sejam cumpridas as exigências do programa, o beneficio pode ser suspenso ou até mesmo cancelado.
O beneficio foi cortado, o que fazer?
Caso o seu benefício tenha sido cortado é possível reverter a situação. O corte ou suspensão ocorre quando o beneficiário não atualiza os dados no sistema do CadÚnico.
Para reverter a suspensão, o beneficiário deve se dirigir ao CRAS mais próximo e regularizar a situação, atualizando o cadastro e realizando os procedimentos necessários, conforme indicação dos profissionais.
Atualização do Bolsa Família
De acordo com o Governo Federal, as famílias devem realizar a atualização do cadastro a cada dois anos, no máximo.
As famílias que não realizarem a atualização dos dados dentro desse prazo correm o risco de ter o beneficio suspenso por até dois meses e, em seguida, cancelado definitivamente caso não seja resolvida a situação.
Contudo, o governo orienta que os beneficiários realizem as atualizações sempre que alguma mudança significativa no perfil familiar aconteça, como o caso de algum nascimento, falecimento ou troca de emprego.
Cuidado com golpes
Esteja sempre atento para evitar golpes. O governo federal não envia email, mensagem de voz, sms ou whatsapp para os beneficiários.
A forma de comunicação oficial do governo, conforme mencionado anteriormente, é direto pelos aplicativos ou pelo extrato de pagamento do benefício.
Portanto, não forneça informações pessoais por telefone ou por mensagem. Na dúvida, procure o CRAS mais próximo.
Como atualizar o Bolsa Família
Para fazer a atualização do CadÚnico e, portanto, do Bolsa Família é necessário que o beneficiário procure uma unidade do CRAS mais próxima ou o setor responsável pelo CadÚnico na cidade.
Feito isso, é hora de se atentar para a documentação, confira:
Quais os documentos necessários para atualizar o Bolsa Família?
Do Responsável Familiar:
- CPF ou Título de Eleitor;
- Documento de identificação com foto;
- Comprovante de endereço ou declaração de residência assinada pelo RF.
Dos demais componentes da família, apenas um dos documentos abaixo:
- CPF (de preferência);
- Título de Eleitor;
- Certidão da Nascimento ou Casamento;
- Carteira de Identidade ou Carteira de Trabalho.
Do Responsável Legal (quando há menores de idade):
- CPF;
- Documento comprobatório da representação legal da pessoa representada;
- CPF ou Título de Eleitor;
- Documento de identificação com foto;
- Comprovante de endereço ou declaração de residência assinada pelo RF.