Já pensou receber um desconto de até 50% na conta de água? O abatimento, apesar de não ser integral, ajuda a trazer um respiro financeiro nas contas do mês.
Contudo, o prazo para solicitar esse direito está chegando ao fim. Os brasileiros que atendem ao perfil do programa têm somente até o próximo dia 25 de junho para fazer o pedido.
Quem tem direito?
Para ter direito ao desconto na conta de agua é necessário estar inscrito no CadÚnico, que, alias, confere uma série de benefícios sociais, que inclui o Bolsa Família, Tarifa Social de Energia e Programa Pé de Meia.
Como solicitar desconto na conta de água?
Para solicitar o desconto na conta mensal de água, as pessoas inscritas no CadÚnico devem se dirigir à companhia de abastecimento.
No entanto, é importante frisar que o desconto com prazo final em junho é concedido apenas para quem mora em Minas Gerais.
Nesse caso, o morador deve ir até a Copasa, Companhia Estadual, e realizar a solicitação até o dia 25 de junho.
O CadÚnico também precisa estar atualizado para ter direito ao beneficio. Para isso, basta se dirigir até o CRAS mais próximo.
Após realizar o cadastro completo na Copasa, basta aguardar a análise dos documentos e o desconto já será concedido na próxima conta.
Quanto posso ter de desconto?
O desconto é baseado no consumo médio mensal da família, portanto, quanto menor for o consumo, maior será o desconto. Mas, em todos os casos, o desconto é limitado a 20 mil litros de consumo ao mês.
CadÚnico também dá direito a desconto na conta de luz
Os cidadãos inscritos no CadÚnico também tem direito a solicitar a Tarifa Social de Energia Elétrica. Esse beneficio é concedido à famílias de baixa renda.
As famílias que possuem consumo mensal de energia abaixo de 30 KWh tem direito a um desconto de 65% na conta, já aqueles com consumo entre 31 e 100 KWh tem direito a um desconto de 40%.
Para ter direito ao beneficio, além de ser cadastrado no CadÚnico, o grupo familiar ainda precisa comprovar renda de até meio salário mínimo por pessoa, ou seja, R$ 706.
Também entram na lista de beneficiários da Tarifa Social, as famílias que possuem pessoas com deficiência física, motora, auditiva, visual, intelectual ou múltipla, desde que a renda familiar não ultrapasse três salários mínimos.
Vale lembrar que idosos acima de 65 anos que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) também podem economizar na conta solicitando o benefício junto ao CRAS.
Como se inscrever no CadÚnico?
Para se inscrever no CadÚnico é muito simples. O representante familiar deve se dirigir até o posto do CRAS mais próximo com os documentos pessoais necessários e fazer a solicitação do cadastro.
No CRAS é possível obter maiores orientações a respeito de cada benefício e como se inscrever em cada um deles.
Clique aqui para conferir o passo a passo completo de como se inscrever no CadÚnico.
Pode se inscrever no CadÚnico pelo aplicativo?
Desde 2022, o CadÚnico possui um aplicativo próprio. Por meio dele, os cidadãos podem realizar um pré-cadastro no programa, mas para efetivar a inscrição é necessário ir pessoalmente até o CRAS.
O pré-cadastro é apenas uma maneira de agilizar o atendimento, mas não substitui a presença do responsável em uma unidade de atendimento.
Inclusive, vale citar, que a realização do pré-cadastro é opcional, ou seja, mesmo que o familiar responsável não realize essa etapa pelo aplicativo, ele poderá ser atendido normalmente no CRAS.
Mas, caso o pré-cadastro tenha sido realizado, o cidadão tem até 240 dias para comparecer a um posto de atendimento e finalizar a inscrição no programa.