O CRAS liberou a lista com os nomes dos beneficiários que tiveram o Bolsa Família bloqueado neste mês de junho.
Os benefícios bloqueados são aqueles que, em geral, encontram-se desatualizados junto a base de dados do CadÚnico.
Portanto, se você e seu grupo familiar estão a mais de dois anos sem realizar as atualizações é provável que o seu beneficio também tenha sido bloqueado.
Também são bloqueados os benefícios de quem não cumpre com as exigências do programa, como:
- Manter a carteira de vacinação das crianças em dia;
- Garantir frequência mínima das crianças na escola;
- Realizar acompanhamento pré-natal;
- Fazer o acompanhamento nutricional das crianças até 7 anos.
Se você se encaixa em uma dessas situações também é importante averiguar junto ao CRAS se o seu benefício foi bloqueado ou continua ativo.
O beneficio foi cortado, o que fazer?
Caso o seu benefício tenha sido cortado é possível reverter a situação. O corte ou suspensão ocorre quando o beneficiário não atualiza os dados no sistema do CadÚnico.
Para reverter a suspensão, o beneficiário deve se dirigir ao CRAS mais próximo e regularizar a situação, atualizando o cadastro e realizando os procedimentos necessários, conforme indicação dos profissionais.
Atualização do Bolsa Família
De acordo com o Governo Federal, as famílias devem realizar a atualização do cadastro a cada dois anos, no máximo.
As famílias que não realizarem a atualização dos dados dentro desse prazo correm o risco de ter o beneficio suspenso por até dois meses e, em seguida, cancelado definitivamente caso não seja resolvida a situação.
Contudo, o governo orienta que os beneficiários realizem as atualizações sempre que alguma mudança significativa no perfil familiar aconteça, como o caso de algum nascimento, falecimento ou troca de emprego.
Mensagens e comunicados
O governo federal emite comunicados às famílias que estão com os dados desatualizados. Os comunicados são feitos unicamente pelos aplicativos do Caixa Tem, do Bolsa Família ou ainda no extrato de pagamento mensal.
As famílias inscritas no programa de Tarifa Social de Energia também podem ser comunicadas por meio da conta de luz.
Caso o beneficiário receba alguma mensagem alertando sobre a necessidade de atualização cadastral é necessário se dirigir até o posto do CRAS e atualizar os dados.
Contudo, mesmo que não receba nenhuma notificação, ainda assim, o beneficiário pode checar a situação diretamente no CRAS e, assim, evitar qualquer imprevisto.
Cuidado com golpes
Esteja sempre atento para evitar golpes. O governo federal não envia email, mensagem de voz, sms ou whatsapp para os beneficiários.
A forma de comunicação oficial do governo, conforme mencionado anteriormente, é direto pelos aplicativos ou pelo extrato de pagamento do benefício.
Portanto, não forneça informações pessoais por telefone ou por mensagem. Na dúvida, procure o CRAS mais próximo.
Como atualizar o Bolsa Família
Para fazer a atualização do CadÚnico e, portanto, do Bolsa Família é necessário que o beneficiário procure uma unidade do CRAS mais próxima ou o setor responsável pelo CadÚnico na cidade.
Feito isso, é hora de se atentar para a documentação, confira:
Quais os documentos necessários para atualizar o Bolsa Família?
Do Responsável Familiar:
- CPF ou Título de Eleitor;
- Documento de identificação com foto;
- Comprovante de endereço ou declaração de residência assinada pelo RF.
Dos demais componentes da família, apenas um dos documentos abaixo:
- CPF (de preferência);
- Título de Eleitor;
- Certidão da Nascimento ou Casamento;
- Carteira de Identidade ou Carteira de Trabalho.
Do Responsável Legal (quando há menores de idade):
- CPF;
- Documento comprobatório da representação legal da pessoa representada;
- CPF ou Título de Eleitor;
- Documento de identificação com foto;
- Comprovante de endereço ou declaração de residência assinada pelo RF.