O vale gás é um programa social do Governo Federal que atende famílias em situação de vulnerabilidade social inscritas no CadÚnico.
De acordo com o governo federal, o programa também contempla famílias que tenham pessoas da mesma casa que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC), Bolsa Família ou que estão inscritas no Cadastro Único.
Pago a cada dois meses, o auxílio possui valor equivalente ao preço médio do botijão de gás de 13 quilos. No mês de maio, por exemplo, último pagamento realizado, o vale foi de R$ 102.
Para junho a estimativa é que cerca de 5,8 milhões de famílias sejam atendidas, muitas delas, inclusive, terão o pagamento antecipado. Confira a lista a seguir:
Pagamento antecipado do vale gás
O vale gás possui um calendário de pagamento próprio semelhante ao Bolsa Família, onde os beneficiários recebem o valor direto pelo app do Caixa Tem seguindo a ordem do último digito do NIS (Número de Identificação Social).
No entanto, para quem irá receber o vale gás antecipado, o pagamento será feito no primeiro dia do calendário, sem a necessidade de obedecer ao último número do NIS.
Portanto, os beneficiários que terão direito ao pagamento antecipado irão receber o vale no dia 17 de junho.
Para os demais beneficiários, o calendário de pagamento segue a seguinte ordem:
- NIS final 1: 17 de junho
- NIS final 2: 18 de junho
- NIS final 3: 19 de junho
- NIS final 4: 20 de junho
- NIS final 5: 21 de junho
- NIS final 6: 24 de junho
- NIS final 7: 25 de junho
- NIS final 8: 26 de junho
- NIS final 9: 27 de junho
- NIS final 0: 28 de junho
Cidades que terão vale gás antecipado
Cerca de 300 cidades gaúchas afetadas pelas chuvas serão beneficiadas pelo pagamento antecipado do vale gás em junho.
Além dessas cidades, outros municípios que também estão em estado de calamidade pública ou emergência decorrente de acidentes naturais, estiagem, chuvas ou outras situações emergenciais irão receber o benefício antecipado.
Para confirmar se a sua cidade está na lista de antecipações do mês de junho, basta se dirigir até o CRAS mais próximo e obter informações.
Antecipação Bolsa Família
No mês de junho, o Bolsa Família também será antecipado em todos os municípios atingidos por calamidades, desastres naturais ou que decretaram estado de emergência, como é o caso das cidades do Rio Grande do Sul.
Nesses casos, o pagamento do Bolsa Família será antecipado para o primeiro dia de pagamento do calendário que, neste mês, corresponde ao dia 17 de junho.
Como receber o Auxílio Gás?
Para ter direito ao benefício do Auxílio Gás é necessário realizar primeiramente a inscrição no CadÚnico.
Feito isso, a família é inscrita no programa e, em seguida, é realizado o registro do beneficio no sistema eletrônico do governo.
No entanto, vale destacar que a inclusão no Cadastro Único não garante o recebimento imediato do benefício.
Isso porque todos os meses o programa identifica, de forma automatizada, as famílias que seguem cumprindo os critérios do programa e, assim, tem direito a receber o benefício, conforme orçamento disponível.
Como saber se o benefício já foi liberado?
É possível consultar se o beneficio será antecipado por meio dos aplicativos Bolsa Família, CAIXA Tem ou ligando para o Atendimento CAIXA pelo telefone 111. Depois digite o número do seu CPF ou NIS.