O mês de junho já está chegando e com ele o pagamento do vale gás, conhecido também como auxilio gás.
O governo federal vai liberar em junho o valor de R$ 102 referentes ao benefício. O valor é calculado tendo como base o preço médio do botijão de 13 quilos.
Pago a cada dois meses, o último pagamento foi realizado no mês de maio e, portanto, retorna para os beneficiários neste mês.
Quem tem direito ao Auxílio Gás?
O Auxílio Gás é destinado a famílias de baixa renda e às mulheres vitimas de violência doméstica que possuam renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo.
De acordo com o governo federal, o programa também contempla famílias que tenham pessoas da mesma casa que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC), Bolsa Família ou que estão inscritas no Cadastro Único.
Como receber o Auxílio Gás?
Para ter direito ao benefício do Auxílio Gás é necessário realizar primeiramente a inscrição no CadÚnico.
Feito isso, a família é inscrita no programa e, em seguida, é realizado o registro do beneficio no sistema eletrônico do governo.
No entanto, vale destacar que a inclusão no Cadastro Único não garante o recebimento imediato do benefício.
Isso porque todos os meses o programa identifica, de forma automatizada, as famílias que seguem cumprindo os critérios do programa e, assim, tem direito a receber o benefício, conforme orçamento disponível.
Como saber se o benefício já foi liberado?
É possível consultar se o beneficio será antecipado por meio dos aplicativos Bolsa Família, CAIXA Tem ou ligando para o Atendimento CAIXA pelo telefone 111. Depois digite o número do seu CPF ou NIS.
Calendário de pagamento vale gás de junho
Os pagamentos do vale gás referentes ao mês de junho começam no dia 17, e serão pagos até o dia 28, conforme número do NIS e juntamente com o Bolsa Família. Confira abaixo o calendário de pagamentos do mês:
- NIS final 1: 17 de junho
- NIS final 2: 18 de junho
- NIS final 3: 19 de junho
- NIS final 4: 20 de junho
- NIS final 5: 21 de junho
- NIS final 6: 24 de junho
- NIS final 7: 25 de junho
- NIS final 8: 26 de junho
- NIS final 9: 27 de junho
- NIS final 0: 28 de junho
Atualização cadastral
Um dos maiores motivos para suspensão do Bolsa Família é a desatualização dos dados cadastrais ou a ausência de informações.
Por isso, além de cumprir com as regras e condições do programa, é importante lembrar que o beneficiário precisa manter os dados sempre atualizados.
Para isso, basta se dirigir até o CRAS mais próximo e realizar a atualização. O Governo Federal recomenda que os dados sejam atualizados a cada dois anos.
Devem ser atualizadas informações como mudança de endereço, número de pessoas morando na casa, nascimentos, falecimentos, mudança de escola das crianças, emprego novo, entre outros.
O beneficio foi cortado, o que fazer?
Caso o seu benefício tenha sido cortado por outros motivos é possível reverter a situação. O corte ou suspensão ocorre quando o beneficiário não atualiza os dados no sistema do CadÚnico.
Para reverter a suspensão, o beneficiário deve se dirigir ao CRAS mais próximo e regularizar a situação, atualizando o cadastro e realizando os procedimentos necessários, conforme indicação dos profissionais.