Todos os meses, a Caixa Econômica deposita os pagamentos dos beneficiários do Bolsa Família seguindo o calendário oficial do governo federal.
Quem tem direito ao pagamento pode realizar a consulta diretamente pelo aplicativo CAIXA Tem, onde o benefício é liberado ou ainda ligando para o Atendimento CAIXA pelo telefone 111. Depois basta digitar o número do seu CPF ou NIS.
No entanto, muitas vezes, mesmo com o beneficio liberado, o pagamento não fica disponível na data prevista. O que fazer nesse caso?
As dicas a seguir podem ajudar, confira:
O que fazer se o Bolsa Família não cair na conta?
Caso o seu pagamento do Bolsa Família não esteja disponível na data prevista, experimente as medidas a seguir para solucionar o problema:
Confirme os dados bancários: tenha certeza de que os dados bancários informados estão corretos. Para isso, confira o número da conta, agência e até mesmo o nome do titular e o CPF cadastrado. Caso note algum erro, informe imediatamente a Caixa Econômica e atualize as informações.
Cheque o extrato: Em alguns casos é possível ocorrer um atraso entre a notificação e o depósito. Por isso, é sempre consultar o extrato e verificar se realmente o dinheiro ainda não foi depositado.
Entre em contato com a Caixa: Se você tentou as duas opções anteriores e ainda não consegue visualizar o pagamento, entre em contato com o banco pelo telefone 111.
Vá até uma agência: Outra opção é ir até uma agência da Caixa e conversar diretamente com os atendentes que poderão verificar o status do seu benefício e fornecer maiores informações sobre o que pode estar acontecendo com o seu pagamento.
Atualize o Cadastro Único: É importante também se dirigir até o CRAS mais próximo e verificar os seus dados no Cadastro Único. Todas as informações de cadastro precisam estar atualizadas. Qualquer mudança na composição familiar pode afetar o pagamento do benefício.
O beneficio foi cortado, o que fazer?
Caso o seu benefício tenha sido cortado é possível reverter a situação. O corte ou suspensão ocorre quando o beneficiário não atualiza os dados no sistema do CadÚnico.
Para reverter a suspensão, o beneficiário deve se dirigir ao CRAS mais próximo e regularizar a situação, atualizando o cadastro e realizando os procedimentos necessários, conforme indicação dos profissionais.
Condições do programa
Para manter o direito ao benefício do Bolsa Família é necessário que o familiar responsável se atente para a atualização do CadÚnico, além de cumprir as exigências do programa. O não cumprimento também pode implicar no desligamento do beneficio. Confira quais são a seguir:
- Realização do acompanhamento pré-natal;
- Acompanhamento do calendário nacional de vacinação;
- Realização do acompanhamento do estado nutricional das crianças menores de sete anos;
- Para as crianças de quatro a cinco anos, frequência escolar mínima de 60% e 75% para os beneficiários de seis a 18 anos incompletos que não tenham concluído a educação básica.
Importante destacar que ao matricular a criança na escola ou vaciná-la é necessário informar que a família é beneficiária do Bolsa Família.
Calendário Bolsa Família em maio
Os pagamentos do mês de maio já começaram e serão pagos até o dia 29, conforme número do NIS. Confira abaixo o calendário de pagamentos deste mês:
- 17 de maio – NIS final 1
- 20 de maio – NIS final 2
- 21 de maio – NIS final 3
- 22 de maio – NIS final 4
- 23 de maio – NIS final 5
- 24 de maio – NIS final 6
- 27 de maio – NIS final 7
- 28 de maio – NIS final 8
- 29 de maio – NIS final 9