O Bolsa Família prossegue com seus pagamentos até o dia 31 de maio, beneficiando mais de 20 milhões de famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade social. No entanto, neste mês, certos beneficiários enfrentam impedimentos para sacar as parcelas devido ao bloqueio do programa.
Informações recentes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) indicam que aproximadamente 60 mil famílias estão afetadas por esse bloqueio, e a situação pode se estender, afetando também os pagamentos de junho para alguns casos.
Detalhes sobre o Bloqueio do Bolsa Família em Maio
Desde 17 de maio, o repasse do Bolsa Família está ativo e continuará até o final do mês. Contudo, o MDS reporta que cerca de 67 mil famílias tiveram o benefício bloqueado devido a questões principalmente relacionadas a falhas na documentação educacional.
O MDS esclarece que, por enquanto, as condicionalidades de saúde não afetam os pagamentos de maio, visto que o acompanhamento é semestral e seus resultados são divulgados em março e setembro.
Outras causas comuns para os bloqueios incluem a falta de atualização cadastral e dados incorretos no cadastro das famílias. Apesar do depósito ser realizado, o saque fica condicionado à regularização da situação.
Impacto e Procedimentos Futuros
Aproximadamente 68 mil famílias enfrentarão suspensão total ou parcial dos benefícios em maio e junho, com a previsão de retorno dos pagamentos apenas em julho. Nestes casos, as parcelas não são depositadas e não há direito a valores retroativos, resultando na perda do pagamento desses dois meses.
Além disso, em maio, 298.317 famílias recebem advertências, mas ainda assim têm seus benefícios depositados normalmente. Os estados com maiores incidências de alertas são São Paulo, com 81.318 famílias, seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Para as famílias não afetadas pelos bloqueios, o repasse segue regular, com a parcela base de R$ 600 e adicionais para famílias com crianças ou gestantes.
Como Consultar o Status do Bolsa Família?
Os responsáveis podem verificar a situação do benefício por meio do aplicativo Bolsa Família, disponível para smartphones, ou dirigindo-se a um CRAS local. Alternativamente, podem contatar o Disque Social do MDS pelo número 121, disponível de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h, para assistência gratuita.
Desbloqueio do Bolsa Família: Processo e Prazos
O governo recomenda que somente as pessoas notificadas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) procurem um CRAS ou setor do CadÚnico para atualizar seu cadastro. Além de apresentar a documentação necessária, o beneficiário deverá assinar um termo declarando que as informações fornecidas são verdadeiras e que reside sozinho.
Após essa atualização, o Bolsa Família é geralmente desbloqueado automaticamente pela gestão municipal. O tempo para o desbloqueio pode variar: a maioria dos casos é resolvida em aproximadamente 30 dias após a regularização, mas em situações de cancelamento, pode levar até três meses (90 dias) para a normalização.
As famílias individuais têm um prazo de até 60 dias para realizar a atualização do CadÚnico. Aqueles com benefícios bloqueados em maio tiveram até o dia 10 de maio para atualizar seus dados e voltar a receber o benefício na folha de pagamento de junho. A próxima data limite para atualização e recebimento em julho é dia 14 de junho.
Mensagem de Bloqueio no Caixa Tem
Muitas famílias se preocupam ao ver a mensagem de “Bolsa Família bloqueado – referência (05/2024)” no aplicativo Caixa Tem. Esse bloqueio pode ocorrer por vários motivos, incluindo:
- Parcela bloqueada até a data de saque definida: Em alguns casos, a Caixa bloqueia o saque mesmo que os fundos já estejam disponíveis, aguardando a data programada para liberação conforme o calendário do Bolsa Família.
Consultando o Status do Bloqueio
Para verificar se o benefício está realmente bloqueado, é recomendável consultar mais de uma fonte, já que em alguns aplicativos o benefício pode aparecer como liberado. As opções incluem:
- Aplicativo Caixa Tem;
- Aplicativo do Bolsa Família;
- Aplicativo do Cadastro Único;
- Portal Cidadão da Caixa;
- Whatsapp Bolsa Família (+55 61 4042-1552);
- Telegram do Ministério do Desenvolvimento Social.
Situações Comuns de Bloqueio
- Pagamento bloqueado após o saque: Em alguns casos, o extrato do Caixa Tem pode mostrar o pagamento como bloqueado após o saque já realizado, como um indicativo para a próxima parcela.
- Pagamento bloqueado por inconsistências cadastrais: Se o pagamento não for realizado na data prevista, o beneficiário deve verificar se cumpre todas as condições e regras do programa. Caso afirmativo, e o benefício não for depositado até o fim do calendário do mês vigente, é necessário procurar um CRAS para esclarecer o motivo do bloqueio.