As famílias beneficiárias do Bolsa Família, assim que entram no programa, recebem um cartão para realizar os saques e demais movimentações com o dinheiro que é compensado mensalmente na conta social dos inscritos.
No entanto, para utilizar o cartão é necessário cadastrar a senha ou realizar o recadastramento, caso o usuário tenha esquecido a primeira senha cadastrada.
Nesse caso, é importante estar atento as orientações oficiais para evitar cair em golpes e nas mãos de pessoas mal intencionadas.
Pensando nisso, trouxemos a segui um passo a passo simples para realizar o procedimento, confira:
Como cadastrar / recadastrar a senha do cartão Bolsa Família?
De acordo com a Caixa Econômica Federal, o primeiro passo é ligar para o Atendimento Caixa ao Cidadão no número 0800 726 02 07. Em seguida, ao ouvir o menu eletrônico, digite a opção número 5 (Cartão Social e Senha do Cartão Social) e, na sequência digite 2 (Desbloqueio do cartão social, cadastramento ou recadastramento de senha).
Para realizar o procedimento tenha em mãos o seu NIS, carteira de identidade e CPF para digitar os números solicitados.
Após realizar os procedimentos no 0800 – Atendimento Caixa Cidadão, compareça em qualquer Lotérica levando um documento de identificação para finalizar o cadastramento/recadastramento.
Como se proteger de golpes?
Quando o assunto são senhas, cuidado nunca é demais. Por isso, a Caixa Econômica Federal esclarece que não realiza ligações telefônicas com o objetivo de atualizar os dados ou solicitar dados pessoais ou da conta dos clientes.
O banco informa ainda que, caso o beneficiário receba qualquer mensagem ou ligação, não informe nenhuma dado pessoal, muito menos senhas, nem clique em qualquer link enviado.
No caso de atualizações, qualquer tipo de mudança nos dados deve ser feito diretamente no CRAS.
No caso do Bolsa Família, toda a comunicação com os beneficiários é feito exclusivamente pelo aplicativo oficial Caixa TEM ou diretamente nos CRAS.
Além desses cuidados, siga as dicas a seguir e não perca o dinheiro para golpistas:
- Utilize apenas aplicativos e sites oficiais. Não instale aplicativos encaminhados por links ou terceiros.
- Nunca forneça dados pessoais, nem senhas ou outras informações por telefone.
- Qualquer dúvida que o beneficiário tiver sobre o programa deve contatar o Ministério do Desenvolvimento Social pelos canais oficiais ou se dirigir pessoalmente até uma agência da Caixa Econômica.
Atualização do CadÚnico
Outra forma de manter os criminosos afastados é realizando as atualizações do CadÚnico com regularidade.
O Ministério do Desenvolvimento Social recomenda que a atualização aconteça a cada dois anos, em média, no entanto a cada mudança importante na composição familiar ou na renda deve ser informada o quanto antes.
Algumas das atualizações importantes que devem ser comunicadas ao programa são: nascimentos, falecimentos, mudança de emprego, mudança de endereço, mudança na escola das crianças.
Como atualizar o Bolsa Família
Para fazer a atualização do CadÚnico e, portanto, do Bolsa Família é necessário que o beneficiário procure uma unidade do CRAS mais próxima ou o setor responsável pelo CadÚnico na cidade.
Feito isso, é hora de se atentar para a documentação, confira:
Quais os documentos necessários para atualizar o Bolsa Família?
Do Responsável Familiar:
- CPF ou Título de Eleitor;
- Documento de identificação com foto;
- Comprovante de endereço ou declaração de residência assinada pelo RF.
Dos demais componentes da família, apenas um dos documentos abaixo:
- CPF (de preferência);
- Título de Eleitor;
- Certidão da Nascimento ou Casamento;
- Carteira de Identidade ou Carteira de Trabalho.
Do Responsável Legal (quando há menores de idade):
- CPF;
- Documento comprobatório da representação legal da pessoa representada;
- CPF ou Título de Eleitor;
- Documento de identificação com foto;
- Comprovante de endereço ou declaração de residência assinada pelo RF.