O governo federal anunciou que irá liberar neste mês de maio o pagamento antecipado do auxilio gás.
Com valor médio de R$ 102, o benefício é pago a cada dois meses aos beneficiários do programa Bolsa Família.
O último pagamento foi feito em abril e, portanto, o próximo está previsto somente para junho.
No entanto, em alguns casos excepcionais, o governo federal faz a liberação dos valores de modo antecipado para fornecer um auxílio a mais para as famílias que se encontram em estado de extrema vulnerabilidade.
Quem terá direito ao auxílio gás no mês de maio?
As famílias que serão contempladas agora em maio com o auxilio gás são as que residem no estado do Rio Grande do Sul, mais especificamente nas regiões atingidas pelas fortes chuvas que tem castigado o estado.
Até o momento, já foram registradas 78 mortes, 103 pessoas desaparecidas e milhares de desabrigados.
Em situações de calamidade pública, os programas sociais são antecipados como forma de auxilias as famílias vítimas de desastres naturais.
Bolsa Família também será antecipado
Além do auxilio gás também serão antecipados os pagamentos do Bolsa Família para todos os 497 municípios gaúchos.
De acordo com o ministério, além da antecipação do pagamento do Bolsa Família, também foi decidido que os beneficiários poderão realizar o saque sem cartão, desde que o beneficiário receba a Declaração Especial Pagamento (emitida pela gestão municipal).
Nesse caso, os pagamentos serão todos realizados no dia 17 de maio, independentemente do número NIS do beneficiário.
Atualmente, o calendário do Bolsa Família segue a ordem do número final do NIS.
O governo federal também decidiu prorrogar o prazo para atualização cadastral para as famílias gaúchas que deveriam realizar o recadastramento neste mês.
Quem tem direito ao Auxílio Gás?
O Auxílio Gás é destinado a famílias de baixa renda e às mulheres vitimas de violência doméstica que possuam renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo.
De acordo com o governo federal, o programa também contempla famílias que tenham pessoas da mesma casa que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC), inscritas ou não no Cadastro Único.
Como receber o Auxílio Gás?
Para ter direito ao benefício do Auxílio Gás é necessário realizar primeiramente a inscrição no CadÚnico.
Feito isso, a família é inscrita no programa e, em seguida, é realizado o registro do beneficio no sistema eletrônico do governo.
No entanto, vale destacar que a inclusão no Cadastro Único não garante o recebimento imediato do benefício.
Isso porque todos os meses o programa identifica, de forma automatizada, as famílias que seguem cumprindo os critérios do programa e, assim, tem direito a receber o benefício, conforme orçamento disponível.
Como saber se o benefício já foi liberado?
É possível consultar se o beneficio será antecipado por meio dos aplicativos Bolsa Família, CAIXA Tem ou ligando para o Atendimento CAIXA pelo telefone 111. Depois digite o número do seu CPF ou NIS.