Além de receberem benefícios de transferência de renda, os indivíduos cadastrados no Cadastro Único para Programas do Governo Federal (CadÚnico) têm direito à isenção de determinadas taxas.
Esta vantagem se estende até mesmo ao maior vestibular do país, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Mas atenção: o prazo para inscrições é até sexta-feira, dia 26 de abril. Portanto, jovens e adultos interessados em participar do ENEM sem custos devem se inscrever até essa data limite.
A prova está agendada para o próximo mês e, caso a isenção não seja solicitada, será necessário arcar com uma taxa mínima de R$ 85. Para evitar esse gasto, é fundamental garantir a isenção dentro do prazo estabelecido.
Enfim, se você é participante do CadÚnico e quer ter acesso a mais informações e detalhes sobre como solicitar a isenção e realizar a inscrição, confira o texto completo que preparamos abaixo.
Quais são os critérios para obter isenção na taxa do ENEM?
Além dos beneficiários do Cadastro Único, outras categorias também têm direito à isenção da taxa de inscrição no ENEM.
Os grupos que têm direito garantido à isenção são:
- Estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio em escolas públicas no ano de 2024;
- Indivíduos que concluíram todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas integrais em instituições privadas;
- Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, pertencentes a famílias de baixa renda e cadastradas no Cadastro Único.
Aqueles, incluindo os inscritos no CadÚnico, que requisitaram isenção em 2023, mas não compareceram no dia da prova, precisam justificar sua ausência para poderem pleitear o benefício novamente.
Entretanto, é importante ressaltar que a confirmação do pedido de justificativa ou isenção no ENEM não garante automaticamente a inscrição no exame. Os interessados em realizar as provas deste ano ainda devem efetuar a inscrição virtualmente dentro do prazo estipulado.
Razões aceitáveis para justificar a ausência no exame do ENEM
- Boletim de ocorrência por assalto ou furto;
- Acidente de trânsito;
- Morte na família;
- Maternidade ou paternidade;
- Acompanhamento de familiar em evento importante;
- Privação de liberdade;
- Problemas de saúde;
- Deslocamento a trabalho;
- Intercâmbio acadêmico ou atividade curricular.
Solicitar a isenção da taxa do ENEM para os inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) é um processo simples e direto. Aqui estão os passos a seguir para garantir que sua participação no Exame seja gratuita:
- Primeiramente, acesse a Página do Participante do ENEM.
- Na janela de chat aberta, selecione a opção “Justificativa de ausência/isenção”.
- Responda ao desafio selecionando o símbolo correto para continuar.
- Em seguida, digite o número do seu CPF quando solicitado.
- Por fim, inicie o processo de preenchimento da ficha de isenção, seguindo as instruções fornecidas.
Além de assegurar a isenção da taxa, é importante entender a importância do ENEM na jornada educacional dos alunos. O Exame não apenas avalia o conhecimento adquirido durante o ensino médio, mas também é uma porta de entrada para o ensino superior no Brasil, por meio de programas como o Sisu, Prouni e Fies. Isso promove a democratização do acesso ao ensino superior e impulsiona a mobilidade social.
Ademais, instituições de ensino em Portugal também utilizam os resultados do ENEM em seus processos seletivos. No ano de 2023, houve um aumento significativo no número de inscrições, totalizando 3,9 milhões de participantes. As provas abrangem diversas áreas do conhecimento, incluindo uma redação que avalia habilidades de argumentação e expressão.