De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) mais de 7 milhões de famílias, entre beneficiárias e não beneficiárias do Bolsa Família, precisam realizar a atualização do CadÚnico.
As famílias que não atualizarem os dados podem perder uma série de benefícios e programas sociais, incluindo o Bolsa Família, o auxílio gás e a tarifa social de energia elétrica.
Segundo informações da Agência Brasil, a Averiguação Cadastral serve para verificar as informações prestadas pelas famílias no momento do cadastramento, que apresentaram algum indício de inconsistência, seja de renda, de declaração de vínculo empregatício ou de composição familiar. Já a Revisão Cadastral, abrange as famílias que estão com o cadastro desatualizado há mais de 2 anos.
O alerta do governo federal visa impedir que os benefícios sejam suspensos. A medida integra a ação contínua de Qualificação Cadastral, que engloba dois processos, o de Averiguação Cadastral (AVE24) e o de Revisão Cadastral (REV24).
Como saber se o Bolsa Família será cancelado?
Desde fevereiro, as famílias que estão enquadradas na Ação de Qualificação Cadastral de 2024 estão sendo comunicadas por meio de mensagens no próprio aplicativo do CadÚnico.
Quem não possui o app instalado, basta acessar a loja de aplicativos do smartphone e baixar a instalação.
Além do aplicativo, o governo federal está comunicando às famílias beneficiárias do Bolsa Família e da Tarifa Social de Energia Elétrica com mensagens nos aplicativos do programa, no Caixa Tem e no extrato de pagamento dos benefícios.
As listas com as famílias que precisam passar pela Qualificação do Cadastro Único, ou seja, a atualização, também podem ser consultadas diretamente com os gestores de cada cidade. Esses profissionais podem consultar a lista diretamente no Portal de Gestão do Cadastro Único, mediante senha habilitada no sistema.
O que fazer se receber o comunicado?
Os beneficiários que receberem a notificação devem procurar pessoalmente o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) no município onde vive ou o setor da prefeitura responsável pela gestão municipal do CadÚnico, para atualizar os dados familiar.
O governo ainda alerta que mesmo sem receber nenhuma notificação é importante que o beneficiário consulte a situação da família junto ao CadÚnico e cheque os dados, consultando a data limite para a próxima atualização, geralmente realizada a cada dois anos.
No entanto, mudanças significativas no perfil familiar devem ser comunicadas imediatamente para não haver suspensão no benefício. É o caso, por exemplo, de nascimentos, falecimentos, gestação ou o inicio de um novo emprego.
Os responsáveis, ao se dirigir ao posto de atendimento, devem levar documento de identificação com foto, CPF ou Título de Eleitor, comprovante de residência e documentos de todas as pessoas da família que moram no mesmo domicílio.
O Bolsa Família foi cortado, o que fazer?
Caso o seu benefício tenha sido cortado é possível reverter a situação. O corte ou suspensão ocorre quando o beneficiário não atualiza os dados no sistema do CadÚnico.
Para reverter a suspensão, o beneficiário deve se dirigir ao CRAS mais próximo e regularizar a situação, atualizando o cadastro e realizando os procedimentos necessários, conforme indicação dos profissionais.