Um novo programa do Governo Lula promete levar a inclusão digital e tecnológica para os brasileiros por meio da distribuição gratuita de aparelhos celulares e chips.
Intitulado como “Internet Brasil”, o programa é uma iniciativa conjunta do Ministério das Comunicações e do Ministério da Educação criado para levar conexão à internet e inclusão digital aos brasileiros.
Para ter acesso à internet será disponibilizado um chip e pacote de dados de 20GB. De acordo com o site do programa, a implementação do beneficio se dará de maneira gradual.
Na primeira fase já foram atendidos cerca de 700 mil cidadãos que já são contemplados pelo Projeto Nordeste Conectado, nos municípios de Caicó/RN, Campina Grande/PB, Caruaru/PE, Juazeiro/BA, Mossoró/RN e Petrolina/PE, e também em alguns municípios do Estado de Minas Gerais: Araguari, Conceição das Alagoas, Nova Serrana, Prata, Uberaba e Uberlândia.
Quem tem direito ao programa Internet Brasil?
O programa é destinado aos alunos da educação básica da rede pública de ensino que também são integrantes de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
O governo federal espera atender, inicialmente, 100 mil estudantes até o final de 2024. No entanto, mais do que apenas fornecer aparelhos celulares e conexão com a internet, o maior impacto do programa será no modo como esses jovens irão usufruir do beneficio. Isso porque, o Internet Brasil dará a oportunidade para que os beneficiários possam ter acesso a conteúdos e recursos que os façam crescer educacionalmente.
Com acesso à internet, os jovens poderão ter aulas online, realizar pesquisas, entre outras ferramentas que aumentam as possibilidades educacionais.
Como se inscrever no programa?
Para ter acesso ao programa Internet Brasil é necessário que o cidadão tenha inscrição atualizada no CadÚnico.
Quem ainda não é inscrito deve se dirigir até o CRAS mais próximo e levar consigo o documento de todas as pessoas que moram na casa e dividem a renda e as despesas.
Os documentos necessários para inscrição no CadÚnico são:
- CPF de todos os moradores da casa;
- Documento de identificação com foto (RG, CNH) de todos os moradores da casa;
- Comprovante de endereço;
- Certidão de nascimento (se houver crianças);
- Carteira de Trabalho ou título de eleitor.
Lembrando que o CPF é o documento mais importante, por isso, não deixe de levar de todos os moradores, incluindo as crianças, se elas já possuírem o documento.
No entanto, vale ressaltar que para se inscrever no CadÚnico é importante que a renda familiar não ultrapasse R$ 706 por pessoa, ou seja, meio salário mínimo.
Esse é o valor máximo aceito para o cadastramento. As rendas de todos os familiares devem ser somadas e divididas para obter a média por pessoa.
Benefícios do CadÚnico
Além do programa Internet Brasil, o CadÚnico dá direito a participação em diversos outros programas tanto de nível federal, quanto estadual e municipal.
Confira os principais a seguir:
- Programa Bolsa Família;
- Programa Tarifa Social de Energia Elétrica que concede desconto na conta de luz;
- Isenção de Taxas em Concursos Públicos;
- ID Jovem que concede meia entrada para ou acesso gratuito a shows ou no transporte público;
- Carteira do Idoso;
- Programa Casa Verde e Amarela;
- Auxilio Gás;
- Entre outros.
Vale lembrar que o cidadão cadastrado no CadÚnico deve se lembrar de manter as informações sempre atualizadas para não perder o direito aos benefícios conquistados.
Esse serviço de ajuda aos beneficiário é muito bom uma boa ajuda