Desde 2001, o CadÚnico do Governo Federal funciona como um grande mapa das famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade.
As famílias que atendem ao perfil devem realizar a inscrição para que assim o governo federal possa traçar novas estratégias de distribuição de renda, além de garantir o acesso a diversos benefícios e programas, entre eles o Bolsa Família.
Mas para muita gente fica a dúvida de como se inscrever no CadÚnico. Onde precisa ir? Quais documentos levar? Quem tem direito?
Para responder a todas essas dúvidas fizemos um passo a passo descomplicado que vai te ajudar a entender como participar do programa e ter os direitos assegurados, confira:
5 passos simples para se inscrever no CadÚnico
-
Identifique sua renda mensal
Esse é o primeiro passo para saber se você e sua família podem se inscrever no programa. O CadÚnico recebe inscrições de famílias que recebam até R$ 706 por pessoa, ou seja, meio salário mínimo.
Esse é o valor máximo aceito para o cadastramento. As rendas de todos os familiares devem ser somadas e divididas para obter a média por pessoa. Por exemplo, uma família com quatro pessoas que, juntas, recebem dois salários mínimos no total tem direito a realizar a inscrição no programa.
-
Faça o cadastramento
Após identificar a renda familiar mensal, o responsável familiar deve se dirigir até um posto de cadastramento ou CRAS mais próximo e efetivar a inscrição no CadÚnico.
O familiar responsável é aquele que se dirige até o posto de atendimento e realiza o cadastro de toda família. Contudo, é necessário que o responsável tenha mais de 16 anos.
Para realizar o cadastro, o responsável familiar deve levar consigo o documento de todas as pessoas que moram na casa e dividem a renda e as despesas.
-
Documentação
Para não perder viagem, o responsável familiar deve estar atento a todos os documentos necessários para inscrição. Anote:
- CPF de todos os moradores da casa;
- Documento de identificação com foto (RG, CNH) de todos os moradores da casa;
- Comprovante de endereço;
- Certidão de nascimento (se houver crianças);
- Carteira de Trabalho ou título de eleitor.
Lembrando que o CPF é o documento mais importante, por isso, não deixe de levar de todos os moradores, incluindo as crianças, se elas já possuírem o documento.
-
Pós Cadastro
Com o cadastro realizado, o responsável e todos os familiares já podem ser atendidos por um dos mais de 30 programas sociais que exigem o cadastro, entre eles estão:
- Programa Bolsa Família;
- Programa Tarifa Social de Energia Elétrica que concede desconto na conta de luz;
- Isenção de Taxas em Concursos Públicos;
- ID Jovem que concede meia entrada para ou acesso gratuito a shows ou no transporte público;
- Carteira do Idoso;
- Programa Casa Verde e Amarela;
- Auxilio Gás;
- Entre outros.
Vale destacar que o simples cadastramento no CadÚnico não garante direito ou acesso imediato aos programas sociais do governo federal, já que cada um deles possui regras especificas.
-
Atualização
Mesmo depois de ter realizado o cadastro com sucesso no CadÚnico o familiar responsável ainda precisa estar atento para as atualizações.
Sempre que alguma mudança importante no perfil da família acontecer é necessário comunicar e realizar a alteração.
É o caso, por exemplo, de mudanças de endereço, pessoas que foram morar na sua casa ou deixaram de morar, crianças que foram transferidas de escola, perca ou mudança de emprego, nascimentos ou falecimentos.
As atualizações do cadastro devem ser realizadas no CRAS mais próximo da família com a apresentação dos documentos que comprovem as mudanças.
Pode se inscrever no CadÚnico pelo aplicativo?
Desde 2022, o CadÚnico possui um aplicativo próprio. Por meio dele, os cidadãos podem realizar um pré-cadastro, mas para efetivar a inscrição é necessário ir pessoalmente até o CRAS.
O pré-cadastro é apenas uma maneira de agilizar o atendimento, mas não substitui a presença do responsável em uma unidade de atendimento.
Inclusive, vale citar, que a realização do pré-cadastro é opcional, ou seja, mesmo que o familiar responsável não realize essa etapa pelo aplicativo, ele poderá ser atendido normalmente no CRAS.
Mas, caso o pré-cadastro tenha sido realizado, o cidadão tem até 240 dias para comparecer a um posto de atendimento e finalizar a inscrição.
Eu tem CPF Cadastro actualizou mande foto. Y no puedo haver nada
Bom dia eu so Angolano é possível eu fazer o adestramento?