O Governo Federal do Brasil, na vanguarda de iniciativas de transformação digital, lançou um programa inovador chamado Siga Antenado. Este movimento tem como objetivo a inclusão digital das famílias em situação de vulnerabilidade social, oferecendo kits de antena digital gratuitamente. A ideia é facilitar o acesso dessas famílias a uma televisão de alta qualidade e sem interferências.
A necessidade desse movimento se deve ao fato de que a modernização dos sinais de TV está sendo impulsionada pela implementação da rede 5G no país. Como resultado dessa modernização, a qualidade da imagem e do som na televisão brasileira está prestes a alcançar níveis sem precedentes.
O que é o KIT de Antena Digital?
O KIT de antena digital é um pacote de equipamentos de tecnologia de ponta que inclui uma antena parabólica de última geração, um receptor de sinal digital, um controle remoto (pilhas incluídas) e todos os cabos necessários para a instalação.
A ideia por trás deste programa é substituir os equipamentos obsoletos e incompatíveis com a nova tecnologia. Isso garante que a transição para a TV digital ocorra sem problemas.
Quem tem direito ao KIT de Antena Digital Gratuito?
O programa prioriza famílias que possuem parabólicas antigas, incompatíveis com a nova tecnologia. No entanto, é importante notar que casas sem antena ou com antenas internas compactas, bem como assinantes de serviços de TV a cabo, não se qualificam para receber o KIT gratuitamente.
Como Solicitar o KIT de Antena Digital Gratuito?
Para ter direito a esse benefício, as famílias devem verificar sua elegibilidade através do CadÚnico, utilizando o CPF ou o Número de Inscrição Social (NIS) do responsável. Recentemente, o governo também adicionou a opção de consulta pelo RG, com o objetivo de simplificar o processo de solicitação do KIT digital.
O site oficial do programa Siga Antenado fornece um guia passo a passo para os interessados, mostrando como verificar a elegibilidade e como realizar o cadastro.
A importância do programa Fique Ligado
O programa Siga Antenado reflete o compromisso do governo com a modernização da infraestrutura tecnológica nacional e a inclusão digital. Ele garante que todas as famílias, especialmente as mais vulneráveis, tenham acesso a entretenimento e informação de alta qualidade na era digital.
O Programa Siga Antenado
A entidade Siga Antenado alcançou a marca de 2 milhões de equipamentos instalados em casas de famílias de baixa renda em todo o país, substituindo as parabólicas tradicionais por modelos digitais gratuitamente. O Siga Antenado já marca presença em 3,4 mil municípios brasileiros e planeja expandir esse alcance para os 5.570 municípios até o término do programa.
O programa teve início em junho de 2022 no Distrito Federal, expandindo-se rapidamente para as capitais e regiões metropolitanas. A partir de 2023, a Entidade Administradora da Faixa (EAF) passou a permitir o agendamento para a instalação gratuita do kit com a nova parabólica digital em cidades com mais de 100 mil habitantes e também em municípios com até 30 mil pessoas.
Até fevereiro, a Abratel reportou que 3.451 cidades já estavam com o agendamento e a instalação em andamento. Até o final de 2025, esperamos atender a todos os 5.570 municípios brasileiros, incluindo o Distrito Federal e Fernando de Noronha, projeta a associação. A assistência é oferecida gratuitamente às famílias inscritas no CadÚnico, que possuam uma antena parabólica tradicional em funcionamento.
A maior parte das instalações, cerca de 1,4 milhão, ocorreu nas regiões Nordeste e Norte, concentrando a maioria dos inscritos no CadÚnico. As regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul dividiram as aproximadamente 600 mil instalações restantes.
A EAF está antecipando a atualização das estações satelitais profissionais para a tecnologia 5G em mais de dois anos. Essas estações são cruciais para o recebimento, processamento e envio de dados de telemetria para satélites, além de correções de localização, calibragem e gestão de equipamentos.
Em julho de 2023, concluiu-se o trabalho de liberação da faixa de 3.700 MHz a 4.200 MHz em 1.482 antenas profissionais da Banda C Estendida no Brasil. Atualmente, está em fase de conclusão a instalação de filtros para mitigar interferências em 19.200 estações operantes na Banda C.