Famílias relatam que o dinheiro do benefício do Bolsa Família desapareceu de suas contas, sendo transferido para contas de terceiros. A Caixa esclareceu que essas situações foram isoladas e que o caso das vítimas está sob sigilo bancário.
O banco também orientou os clientes que não reconheçam transações em suas contas a procurarem uma agência para registrar contestações de saques.
O que aconteceu com o valor do Bolsa Família que sumiu da conta?
Os beneficiários alegam que o valor do programa social foi supostamente transferido para outra conta ou sacado sem autorização.
Uma beneficiária informou à TV Record que, ao tentar acessar o Caixa Tem no dia do pagamento do Bolsa Família para o seu NIS, não conseguiu transferir o dinheiro para outra conta. Pouco depois, constatou que o valor havia sido sacado sem seu conhecimento.
A Caixa Econômica Federal abordou os saques irregulares, indicando que as situações foram casos isolados e que o assunto está em sigilo.
O que fazer em caso de saque irregulares do benefício do Bolsa Família?
Em caso de saques irregulares do benefício, a Caixa aconselhou as pessoas a procurarem uma agência caso identifiquem movimentações suspeitas ou desconhecidas em suas contas de recebimento.
Para evitar o acesso não autorizado à conta do Caixa Tem ou outras contas bancárias, a recomendação é não compartilhar informações do cartão do benefício, senhas e outros dados.
Quem tem direito ao Bolsa Família?
Pode receber o Bolsa Família quem possui renda mensal de cada membro da família de até R$ 218 mensais. É necessário que a família esteja cadastrada no CadÚnico, com os dados devidamente atualizados.
Fraudes do Bolsa Família em lotéricas
A Operação Códigos Ilícitos, deflagrada pela Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira (6/3), tem como objetivo apurar a obtenção fraudulenta de benefícios sociais por meio do Programa Auxílio Brasil do Governo Federal, conhecido como Bolsa Família.
O início da investigação remonta ao final de 2022, quando a PF descobriu que agentes criminosos cooptaram funcionários de uma lotérica para auxiliarem na liberação fraudulenta de benefícios sociais.
Ao longo da apuração, a Polícia Federal identificou que os benefícios eram solicitados de maneira fraudulenta em nome de terceiros residentes na Bahia e em outros estados brasileiros, os quais não tinham conhecimento da fraude.
Posteriormente, com a colaboração dos funcionários da lotérica, o grupo realizava uma ativação indevida do aplicativo Caixa Tem, possibilitando o recolhimento dos benefícios pelo grupo criminoso por meio de saques emergenciais, sem a utilização de cartão e mediante códigos token.
Com o intuito de coletar mais evidências relacionadas aos crimes em investigação e identificar outros membros da quadrilha, a PF está cumprindo três mandados de busca e apreensão na cidade de Ilhéus (BA), além de outras medidas judiciais.
A polícia detalhou que a investigação continua, com a análise dos materiais apreendidos e depoimentos dos envolvidos. O crime sob investigação é o de peculato-furto, sujeito a pena de até 12 anos de reclusão, além de multa.
Pagamentos do Bolsa Família em março
- NIS final 1: 15 de março;
- NIS final 2: 18 de março;
- NIS final 3: 19 de março;
- NIS final 4: 20 de março;
- NIS final 5: 21 de março;
- NIS final 6: 22 de março;
- NIS final 7: 25 de março;
- NIS final 8: 26 de março;
- NIS final 9: 27 de março;
- NIS final 0: 28 de março.