Com a conclusão de uma nova folha de pagamento do Bolsa Família, os milhares de brasileiros que estão na fila de espera do programa desejam saber se foram aprovados para receber a nova parcela no mês de março.
Por isso, para aqueles que fazem parte deste grupo com direito ao benefício mas ainda não foram aprovados, é crucial acompanhar a situação do cadastro para determinar se foram selecionados no programa.
Neste post, vamos explicar como descobrir se foram aprovados no Bolsa Família, realizando a consulta pelo CPF ou NIS, além de abordar tópicos como o desbloqueio do cartão do benefício e outras dúvidas frequentes entre os beneficiários.
Como realizar a consulta do Bolsa Família?
Famílias inscritas no Cadúnico podem verificar se foram aprovadas no Bolsa Família por meio da consulta pelo CPF ou NIS em diversos canais, tais como:
– Aplicativo do Bolsa Família;
– Aplicativo do Cadúnico ;
– Portal Cidadão da Caixa;
– Aplicativo Caixa Tem;
– Telefone 121 do MDS;
– Central da Caixa no número 111.
As famílias aprovadas para receber o benefício também receberão uma carta enviada pela Caixa para o endereço informado no cadastro do Cadúnico. O governo também enviará o cartão do Bolsa Família para o mesmo endereço informado no Cadastro Único, sendo essencial manter sempre os dados atualizados.
Quanto ao desbloqueio do cartão Bolsa Família, o beneficiário pode realizar o procedimento ligando para o Atendimento Caixa ao Cidadão no telefone 0800 726 02 07. Basta digitar 5 (Cartão Social e Senha do Cartão Social) e, em seguida, digitar 2 (Desbloqueio do cartão social, cadastramento ou recadastramento de senha).
Como desbloquear o cartão do Bolsa Família?
Para desbloquear o cartão do Bolsa Família, o beneficiário deve entrar em contato com o Atendimento Caixa ao Cidadão pelo telefone 0800 726 02 07. Basta digitar 5 (Cartão Social e Senha do Cartão Social) e, em seguida, digitar 2 (Desbloqueio do cartão social, cadastramento ou recadastramento de senha).
Qual o tempo para ser aprovado no Bolsa Família?
Quanto ao tempo de aprovação no Bolsa Família, o governo federal não estipula um prazo mínimo. A cada mês, antes de processar uma nova folha de pagamento, ocorre a verificação dos cadastros das famílias inscritas.
Durante esse processo, ocorre a exclusão de beneficiários que não atendem mais às condicionalidades e a inclusão de novas famílias nas vagas disponíveis.
Inscrição no programa em 2024
Sobre a inscrição no Bolsa Família em 2024, é importante esclarecer que não é necessário realizar uma inscrição específica para recebê-lo.
A seleção dos beneficiários é automática pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) a partir do banco de dados do Cadastro Único. Portanto, é crucial que a família esteja inscrita e com os dados corretos e atualizados nos últimos dois anos.
O cadastro no Cadúnico é realizado nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) ou postos de atendimento do município, mediante a apresentação dos documentos de todos os membros da família. É importante destacar que a inscrição no Cadastro Único não garante a entrada imediata no Bolsa Família, dependendo de fatores como disponibilidade no orçamento do programa.
Como ter direito ao Bolsa Família?
Para ter direito ao Bolsa Família, é necessário possuir uma renda mensal por pessoa de até R$ 218 e estar inscrito no Cadastro Único.
As faixas de renda atualizadas para a inscrição no Cadastro Único são:
– Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 706);
– Famílias com renda mensal superior a meio salário mínimo por pessoa, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão ou acompanhamento em programas sociais do governo;
– Pessoas que vivem em situação de rua (sozinhas ou com família);
– Pessoas que moram sozinhas, desde que atendam aos critérios de renda mencionados acima.