O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) deu início ao calendário de pagamento do Bolsa Família em janeiro no dia 16 de fevereiro, gerando dúvidas entre parte dos beneficiários acerca da onda de bloqueios que reteve os recursos para milhões de famílias nos últimos meses.
Desde o ano passado, o governo determinou o bloqueio do Bolsa Família para os cadastros unipessoais identificados com dados inconsistentes nas bases do governo, sendo alvo de investigações por suspeita de fraude e recebimento irregular.
Para evitar novas chances de fraudes, o governo não liberou o recadastramento do Bolsa Família online, exigindo que o beneficiário passe por uma nova entrevista e apresente pessoalmente a documentação para regularizar o cadastro.
Valores bloqueados no Bolsa Família
Segundo o MDS, os valores bloqueados em conta serão pagos de forma retroativa para aqueles que, após a atualização, comprovarem ter direito a receber o benefício. Portanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre quanto tempo leva para desbloquear o Bolsa Família após a atualização do cadastro.
Nesse primeiro momento, o governo orientou que apenas as pessoas que moram sozinhas e tiveram o benefício bloqueado procurem um CRAS ou setor do Cadúnico para atualizar o cadastro.
Como ocorre o desbloqueio?
O desbloqueio ocorre automaticamente após o beneficiário levar a documentação exigida, assinar um termo afirmando que vive sozinho e que as informações prestadas são verdadeiras.
O prazo para desbloqueio pode variar conforme cada caso. Na maioria das vezes, os benefícios bloqueados são liberados cerca de 30 dias após a regularização. Contudo, em casos de cancelamento, pode levar até três meses (90 dias) para que a situação do Bolsa Família volte ao normal.
O governo federal concede um prazo de até 60 dias para que as famílias unipessoais façam a atualização do Cadúnico. Quem teve o benefício bloqueado em dezembro terá até 31 de janeiro para atualizar o cadastro e evitar o cancelamento do benefício, conforme reforçado pelo ministro do MDS, Wellington Dias.
Mensagem
Além disso, algumas famílias têm recebido a mensagem “Bolsa Família bloqueado – referência (02/2024)” no Caixa Tem, gerando preocupação. Isso pode ocorrer por diferentes motivos, como parcela bloqueada até a data definida para saque, pagamento bloqueado após o saque devido à atualização para a próxima parcela, ou bloqueio por inconsistência no cadastro, exigindo a verificação junto ao CRAS em casos de não recebimento.
O cadastro atualizado e as informações em dia permitem que os beneficiários do Bolsa Família consultem normalmente a parcela liberada no aplicativo do Bolsa Família e no Portal Cidadão. No entanto, uma parcela dos inscritos, ao acessar o aplicativo Caixa Tem, se depara com a parcela bloqueada, acompanhada da seguinte mensagem:
“Mensagem do Bolsa Família – Benefício bloqueado por averiguação. Você precisa esclarecer informações do seu cadastro. Se você realmente mora sozinho, procure o setor do Cadastro Único na sua cidade até 31 de janeiro e atualize seu cadastro para evitar o cancelamento do seu benefício do Bolsa Família. Mais informações ligue 121. Motivo – AVE UNIPESSOAL COD. P4-23.”
Segundo o governo, as famílias em averiguação unipessoal recebem esse aviso no extrato de pagamento, acessível nos aplicativos do Bolsa Família, no Caixa Tem ou no Portal Cidadão. A partir do aviso, a família tem um prazo para atualizar os dados e, após o processamento, o pagamento é desbloqueado. O não cumprimento do prazo estabelecido resulta na notificação do cancelamento do benefício.
A mensagem “Bolsa Família bloqueado – referência 02/2024” pode indicar que o dinheiro está na conta e será liberado conforme o calendário, que o pagamento foi bloqueado após o saque do dinheiro ou que há alguma inconsistência no cadastro.
Normalmente, os benefícios bloqueados são liberados aproximadamente 30 dias após a regularização.