O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) divulgou dados referentes ao mês de janeiro, revelando que 515 mil famílias tiveram o benefício do Bolsa Família bloqueado. O bloqueio pode resultar em restrições ao saque do benefício até a regularização do cadastro.
Em casos mais extremos, se a situação não for esclarecida ou regularizada dentro de seis meses, a família pode ter o benefício cancelado.
Motivos do bloqueio do Bolsa Família
Os motivos apontados pelo MDS para o bloqueio em janeiro incluem famílias que não regularizaram seus cadastros no prazo estipulado no Processo de Revisão Cadastral, aquelas com pendência de CPF na Receita Federal identificada no CadÚnico, e as que possuem membros com pendência de falecimento também identificada no CadÚnico.
Além disso, cerca de 44 mil famílias tiveram o benefício cancelado em janeiro, seja por falta de regularização do cadastro no prazo ou por atingirem o limite de 24 meses dentro da Regra de Proteção. Para voltar a receber, essas famílias devem solicitar a reversão do cancelamento e regularizar as situações que levaram ao impedimento do cadastro.
Desbloqueio do Bolsa Família?
Após o desbloqueio do Bolsa Família, a família tem a possibilidade de sacar as parcelas retroativas, sendo esses valores disponibilizados no Caixa Tem e creditados automaticamente na conta bancária onde o beneficiário recebe os valores mensalmente.
A verificação do status das parcelas anteriores pode ser acompanhada pelo aplicativo do Bolsa Família, app Caixa Tem ou Portal Cidadão da Caixa. Caso haja dificuldades no saque, o beneficiário pode utilizar o cartão amarelo do Bolsa Família, o Cartão Cidadão ou um documento de identificação com foto. Em casos excepcionais, em que o cartão verde e amarelo do Auxílio Brasil não permita o saque, a orientação é buscar assistência na agência da Caixa.
Bolsa Família bloqueado para crédito em conta?
A parcela de fevereiro do Bolsa Família foi aberta para mais de 21,06 milhões de famílias pela Caixa Econômica Federal. Essa nova rodada inclui a parcela média de R$ 686, um adicional de R$ 150 para crianças de 0 a 6 anos e um benefício extra de R$ 50 para crianças de até sete meses, gestantes e jovens de 7 a 18 anos incompletos.
Embora a Caixa tenha atualizado os aplicativos de consulta do Bolsa Família, alguns beneficiários encontraram a mensagem “Benefício Bloqueado para Crédito em Conta” ao consultar o aplicativo Caixa Tem. Diante dessa recente onda de bloqueios, muitas pessoas estão preocupadas com a possibilidade de sacar o benefício, e é isso que esclareceremos neste post.
A mensagem “benefício bloqueado para crédito do benefício em conta” aparece alguns dias antes do pagamento ser disponibilizado no Caixa Tem. No entanto, os beneficiários que receberam esse aviso não precisam se preocupar, pois não ficarão sem o benefício.
O aviso exibido pelo Caixa Tem apenas informa que o benefício estará bloqueado até a data estipulada no calendário para o saque do Bolsa Família. Portanto, é crucial que o beneficiário acompanhe o calendário de pagamento, pois, embora o aplicativo Caixa Tem indique a disponibilidade da parcela, a retirada do dinheiro só será liberada na data definida no cronograma.
Por exemplo, para os beneficiários com NIS final 9, o saque só será possível na quinta-feira, dia 28 de fevereiro, mesmo que o aplicativo já mostre que a parcela está depositada na conta.
Bloqueio do Caixa Tem
Quando se trata do bloqueio do Caixa Tem, pode ocorrer em situações como suspeita de fraude no acesso à conta ou quando o usuário troca de número (chip) ou de aparelho celular, encontrando dificuldades para acessar novamente a conta digital.
Para resolver esse problema, a Caixa orienta que o usuário vá a uma agência com CPF e documento oficial com foto. O procedimento para alterar o número de telefone no Caixa Tem ou modificar o e-mail usado no aplicativo deve ser realizado nas agências para evitar o bloqueio por tentativa de fraude. Em casos mais simples, o beneficiário pode realizar o desbloqueio do Caixa Tem nas casas lotéricas autorizadas para esse atendimento.